Contra broca-da-cana, Bayer lança novo inseticida no mercado
18-12-2017

Produto apresenta elevada eficiência de controle e é indicado para manejo integrado da praga

Andréia Vital

Doenças e pragas têm afetado a produtividade e qualidade dos canaviais nos últimos tempos, principalmente após a introdução da mecanização na lavoura. O controle desses indesejados predadores acaba refletindo negativamente na geração de caixa dos produtores de cana-de-açúcar visto que geram perdas significativas no campo.

O surgimento de novos produtos mais eficientes e com ampla ação tem sido a solução para muitos agricultores, como no caso do Alion 500 SC, um herbicida da Bayer CropScience indicado para amplo espectro de plantas daninhas, residual prolongado e totalmente seletivo para a cultura da cana. “Temos trabalhado com este produto no último ano, mas a Bayer deve fazer outros lançamentos nos próximos seis anos para o segmento canavieiro, é uma cultura muito importante para nós”, afirmou Antonio Soares, Desenvolvimento de Mercado - Cana na multinacional, ao participar do encerramento do projeto Caminhos da Cana, na última quinta-feira (14), em Ribeirão Preto-SP.

Na ocasião, o especialista citou um novo lançamento:o Belt – Flubendiamida, um novo inseticida para a broca-da-cana. “O Belt apresenta elevada eficiência e rápida ação de controle. As lagartas param a alimentação duas horas após entrar em contato com o produto, pois seu modo de ação interrompe a capacidade do inseto de se alimentar por paralisar seu sistema muscular”, explicou.

De acordo com Soares, a Flubendiamida é um produto com estabilidade físico-química e características únicas. “O Belt tem elevada eficiência de controle eseletividade mesmo após lavagem pela chuva e ausência de fotodecomposição”, afirmou.

Parceria no Caminhos da Cana

A multinacional foi uma das parceiras iniciais do Caminhos da Cana, um projeto executado pela Markestrat para viabilizar um plano de modernização da Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil), permitindo estruturar e fortalecer a entidade e suas associações de fornecedores de cana-de-açúcar, por meio de coletas de dados sobre a realidade e necessidade de seus associados, da transferência de informações, apresentação de tecnologias, soluções e perspectivas.

“Tínhamos dois grandes objetivos: o primeiro foi diagnosticare entender melhor as necessidades do produtor de cana e com isso apoiar na construção deuma agenda pública e privada para o setor”, disse o profissional, afirmando que o outro objetivo foi contribuir para a construção do planejamento estratégico da Orplana através das informações levantadas. “É uma satisfação para nós termos participado do processo desde seu início, acompanhado sua trajetória e agora vendo os resultados positivos. Com certeza, serão bem aproveitados em benefício do segmento canavieiro”, concluiu.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.