Contra o raquitismo da soqueira, muda sadia!
21-08-2015

Durante a 5ª reunião Syntegração, realizado ontem na Nardini Agroindustrial, em Vista Alegre do Alto, SP, Guilherme Moura, da área de marketing da Syngenta, destacou a importância da instalação de viveiros de muda de cana com mudas sadias. Entre seus benefícios estão prevenção de doenças que atacam a cana, entre elas o Raquitismo das soqueiras.
O Raquitismo das soqueiras, é a segunda principal doença da cana, as perdas podem chegar a 30% em TCH, só perde para a ferrugem alaranjada. O raquitismo é uma enfermidade que muitos produtores não dão atenção devido ao fato de ela não apresentar sintomas característicos que permitam sua identificação no campo. Uma planta doente pode dar origem a toletes aparentemente sadios que serão, posteriormente, usados na multiplicação de mudas. “Uma única touceira por infectar outras 25”, salientou Moura.
Os colmos de uma cana infectada pelo Raquitismo das soqueiras se tornam mais finos e os entrenós mais curtos, decorrentes do crescimento retardado causado pelo ataque da bactéria. Além disso, podem ser vistos pontos avermelhados no interior dos colmos em função do entupimento dos vasos. Para evitar que a doença se instale em áreas comerciais, é essencial o uso de mudas reconhecidamente sadias.
Veja mais informações, na revista digital CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o App CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br