Controle de ferrugem alaranjada na Usina Cerradão
30-11-2015

Embora os primeiros sinais de Ferrugem alaranjada na Usina Cerradão, localizada no município mineiro de Frutal, MG, tenham aparecido em 2009, o pico da doença começou em 2011. Naquele ano, Michel Fernandes, gerente de produção agrícola da unidade, teve que provar para a diretoria a necessidade de entrar com controle químico pesado nos canaviais afetados. Para isso, decidiu separar duas áreas com Ferrugem e tratar apenas uma delas. O resultado foi impressionante. “No canavial não tratado, tivemos perdas de 20% a 30% em TCH e redução de 5 a 6 Kg de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR). Já nos locais em que o Opera® foi aplicado, conseguimos recuperar a produtividade.” Segundo ele, esses dados provaram não só os motivos de entrar com controle químico no combate a Ferrugem alaranjada, mas também a alta eficiência e custo-benefício do Opera®.


Atualmente, a empresa utiliza algumas estações meteorológicas próprias para prever o surgimento da doença. Esse sistema analisa as condições mais favoráveis à eclosão da Ferrugem alaranjada, cruzando informações de variedade e clima, por exemplo. “Essa tecnologia ajuda a dar mais suporte sobre o momento ideal de aplicação do fungicida. Essa ajuda é de extrema importância, pois errar o timing de aplicação resultará em estouro da doença e perca de produtividade”, afirma Fernandes.

Veja matéria completa na editoria Insectshow da nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.