Convite para lançamento do livro “Análise de Investimento em Projetos Greenfield de Bioenergia” e para coquetel
06-03-2015

Autor: Eduardo Tobias N. F. Ruiz

Editora: Editora Alínea
Apoio Cultural: GVagro (Centro de Estudos do Agronegócio da FGV-EESP)
Data: 11/03/2015
Local: FGV-EAESP na Rua Itapeva, 432, 4º andar, Bela Vista, São Paulo
Programação: Lançamento às 18:30h no Salão Nobre e Coquetel às 19:30h no Espaço Prime
O lançamento contará com a abertura do Dr. Roberto Rodrigues, Coordenador do GVagro e ex-Ministro da Agricultura

TEMA DO LIVRO
O setor de bioenergia no Brasil segue com um grande potencial de crescimento. Estima-se um aumento de 52,7% no consumo total de bioenergia de 2013 a 2022 (BRASIL, EPE, 2013). Consequentemente, novos mercados e oportunidades para novos projetos estão surgindo. Neste contexto, investidores precisarão avaliar projetos Greenfield, ponderando adequadamente riscos e retorno.
Este livro é pioneiro ao estabelecer um padrão metodológico para a análise de investimento em projetos agroindustriais tipo Greenfield de bioenergia no Brasil. A proposta é que esta metodologia sirva como referência de ferramenta de análise para abordagem coerente das especificidades deste tipo de projeto. Para que o investidor, após o uso desta ferramenta, possa tomar uma decisão de investimento mais consciente.
Para tanto, este livro não somente propõe um padrão metodológico detalhado de análise de investimento, mas também o aplica em um estudo de caso de um projeto de cogeração de energia a partir de eucalipto. O intuito é demonstrar, na prática, que a metodologia de análise de investimento proposta é eficaz. Além disso, o estudo de caso serve como referência e guia de como aplicar esta ferramenta na análise de quaisquer projetos agroindustriais Greenfield no setor de bioenergia.

CONTRIBUIÇÕES DO LIVRO
O livro é inédito no que se refere à padronização de metodologias para a análise de investimento especificamente de projetos agroindustriais Greenfield de bioenergia no Brasil.
Valem destacar como principais contribuições conceituais e metodológicas deste livro: (i) a identificação e análise dos componentes do projeto; (ii) a identificação do escopo para as análises de viabilidade técnica; (iii) o critério estabelecido para a análise da estratégia de financiamento; (iv) o enfoque aplicado na análise de viabilidade econômico-financeira; (v) a abordagem metodológica proposta para análise e gerenciamento de riscos; e (vi) a recomendação de como estabelecer contratos como instrumentos de compartilhamento e mitigação de riscos.

PÚBLICO ALVO
Profissionais que atuam na área de investimentos, desenvolvimento de negócios e finanças em fundos de investimento, bancos, agências multilaterais ou de inovação, empresas agrícolas e industriais do setor de bioenergia, empresas de energia, consultorias estratégicas, técnicas e financeiras; além de empreendedores, empresários do setor de bioenergia e desenvolvedores de projetos.
Outro mercado é o de ensino, cuja aplicação seria como referência ou estudo de caso em cursos de pós-graduação (MBAs, Especializações e Mestrados Profissionais).

INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR
Eduardo Tobias N. F. Ruiz
Contato: tobias@celaexperts.com - (11) 98445-4350
Bacharel em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e Mestre em Agroenergia pela FGV-EESP, USP-ESALQ e Embrapa, é especialista em análise de investimento no setor de bioenergia. Soma experiências em diversas aquisições e privatizações de ativos agroindustriais no Brasil e na Jamaica. Além de atuar na área de avaliação econômica, desenvolvimento, financiamento e implantação de projetos Greenfield, especialmente nos setores de bioenergia térmica, bioeletricidade, álcool e açúcar e biodiesel.
Trabalhou no banco JPMorgan Chase, na Infinity Bio-Energy e na ERB – Energias Renováveis do Brasil, na qual foi responsável pela área de Financiamento de Projetos e Desenvolvimento de Negócios. Atualmente, é sócio-diretor da CELA – Clean Energy Latin America, butique de investimentos focada no setor de energias renováveis e professor da FGV de Financiamento do Agronegócio, no MBA de Gestão Estratégica do Agronegócio.