Compartilhe:

Cooperativa Pindorama produz ao mesmo tempo etanol de cana e de sorgo

O Tour Técnico da CanaOnline pelo Nordeste Canavieiro visitou a Cooperativa Pindorama, no sul de Alagoas. Trata-se da maior cooperativa das regiões Norte e Nordeste do Brasil, com 15 agroindústrias e quase 100 produtos no mercado nacional, como sucos, molhos, coco ralado, leite de coco, refresco em pó e balas.

A Cooperativa Pindorama tem mais de 1000 proprietários, possui 30 mil hectares de áreas produtivas, divididos em 1.400 lotes, e uma população de aproximadamente 30 mil habitantes. Com a cana-de-açúcar, produz álcool, etanol e o açúcar, que, além de fornecido no mercado com a marca Pindorama, ganha valor agregado a ser utilizado em vários outros produtos da Cooperativa.

Em fevereiro de 2023, a Pindorama inaugurou a primeira destilaria de etanol de milho da região Norte/Nordeste, produzindo etanol o ano todo. E WDG – ração úmida, alimento para o gado. Neste ano, o milho foi substituído pelo sorgo. “Temos aqui a unidade de etanol de cana-de-açúcar e a de etanol de sorgo. Realizamos as duas atividades ao mesmo tempo. Aproveitamos a estrutura da usina de açúcar e etanol de cana, como a energia, o vapor, a gestão, a manutenção, para fazer o etanol de sorgo. É uma forma de gerar e buscar melhor rentabilidade para o parque industrial”, observou Klécio Santos, presidente da Pindorama.

A opção pelo sorgo, explicou Klécio, ocorre por ser um grão menos disputado. Consequentemente, o valor dele, na origem, é menor do que o do milho. Equilibrando essa equação de custos. “Além disso, o WDG, o DDG dele é um pouco mais rico do que o milho, que é em torno de 30%, 32%, e o sorgo entre 38% a 40% de WDG de proteína. Quanto mais rico esse WDG, naturalmente, mais carne, mais leite.”

A maior produção WDG estimula a Pindorama a aumentar outra de suas atividades, o confinamento de gado. Em 2024, eram duas mil cabeças estáticas. Em 2025, serão quatro mil.

Confira o vídeo: