Cooperativa Pindorama será a primeira do Norte-Nordeste a ter fábrica de biogás e biometano de vinhaça
14-03-2024

Expectativa é de que entre em operação em 2025 e produza anualmente 6 milhões de metros cúbicos de biogás e biometano

A Cooperativa Pindorama, localizada em Coruripe, Alagoas, novamente sai na frente, depois de ter a primeira destilaria de etanol de milho da região Norte-Nordeste, inaugurada em fevereiro de 2023 e que já está sendo ampliada, agora terá a primeira fábrica de biogás e biometano provenientes da vinhaça da cana. A Pindorama também produz etanol de cana e açúcar.

O biogás é utilizado como combustível em motogeradores e na produção de energia elétrica para empresas. Já o biometano é um subproduto de gás purificado, que pode ser liquefeito ou comprimido, podendo ter as mesmas aplicações que o gás natural e ser utilizado em indústrias e frotas.

A unidade será construída em uma área de aproximadamente 5 hectares, concedidos pela cooperativa. De acordo com o presidente da Pindorama, Klécio Santos, a expectativa é que a produção anual corresponda ao volume de 30 mil litros de óleo diesel produzidos todos os dias no período de um ano. Com esse volume, estima-se que serão evitadas a emissão de 20 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera anualmente com a substituição da matriz fóssil pela renovável.

Essas informações são da página Movimento Econômico, mas a CanaOnline já entrou em contato com Klécio e o convidou e ele aceitou participar da Live:

Dos Engenhos aos Bioparques de Energia

– A evolução nos processos industriais aos vários produtos da cana - açúcar, etanol, etanol 2G, energia elétrica, levedura, plástico, biogás, hidrogênio...

Que acontecerá em 25 de março a partir das 15h00. Não Percam.