Coordenadora de remuneração da Atvos destaca a importância da Pesquisa de Remuneração UDOP 2023
11-10-2023

Segundo a coordenadora corporativa de remuneração da Atvos, a pesquisa tem extrema importância no planejamento estratégico da área, diante das rápidas mudanças no mercado.

UDOP -- União Nacional da Bioenergia lançou, no dia 5 de outubro, a Pesquisa de Remuneração 2023, consolidando a posição como a mais tradicional e confiável do setor da bioenergia.

Segundo a coordenadora corporativa de remuneração da Atvos, associada da UDOP, Iacy Lourenço, a pesquisa tem extrema importância para o planejamento estratégico da área, a partir do nível de cada cargo, diante das rápidas mudanças no mercado.

"Com uma pesquisa bem organizada e respondida, como esta liderada pela UDOP, temos mais clareza sobre o quão competitivos estamos em relação ao segmento sucroenergético, que, como o agro em geral, apresenta muitos cargos específicos e particulares", afirmou Iacy Lourenço, uma das participantes do grupo de estudo do Comitê de Gestão de Pessoas e Remuneração da UDOP, que participou ativamente da reestruturação da Pesquisa de Remuneração 2023.

Para a coordenadora da Atvos, a Pesquisa de Remuneração UDOP representa um processo de melhoria contínua, visando a otimização e automatização dos processos, garantindo uma amostra confiável e qualificada para orientar as referências salariais.

"Esperamos ter uma amostra aderente a todos os cargos. O processo se inicia com o comprometimento de todos para sugerir melhorias e participar das reuniões de discussão", ressaltou Iacy Lourenço.

Pesquisa de Remuneração UDOP oferece uma visão abrangente das questões salariais no setor de bioenergia, assim como reafirma o compromisso da UDOP em fornecer informações atualizadas e contribui para o aprimoramento das práticas de gestão de pessoas e remuneração.

Pesquisa de Remuneração UDOP 2023

Pesquisa de Remuneração UDOP abrange salário-base, remuneração variável e indicadores de negociações sindicais. Para a 28ª edição, novos cargos foram adicionados para refletir a evolução das estruturas organizacionais das associadas, incluindo áreas como agricultura digital, saúde ocupacional, meio ambiente, comunicação e marketing. Os níveis hierárquicos também foram expandidos, com opções como especialista e líder, diferenciando supervisor e coordenador e a possibilidade de classificar o cargo como CLT ou PJ.

"A revisão de cargos tem como objetivo ter uma estrutura mais adequada à realidade das usinas, mas sem tratar particularidades. A possibilidade de ter a relação de cargos em Excel nos permite uma visão mais completa das estruturas, além da possibilidade de visualizar cargos similares, trazendo uma amostra mais confiável e coerente", complementa a coordenadora corporativa de remuneração da Atvos, Iacy Lourenço.

O sistema da Pesquisa de Remuneração UDOP foi atualizado para a versão 4.0, com um dashboard intuitivo para facilitar a gestão dos dados e análises comparativas ao longo dos anos. Os participantes podem inserir informações diretamente ou importar uma planilha. Além disso, o sistema oferece uma estrutura detalhada dos cargos por área nos eixos administrativo, agrícola e industrial, bem como são fornecidas informações relacionadas à CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e gerados relatórios anônimos para análises e comparações de dados por porte (moagem), região e seleção da empresa.

Preenchimento

Pesquisa de Remuneração UDOP ocorre anualmente, sendo exclusiva para as unidades bioenergéticas associadas. Os interessados têm até o dia 10 de novembro para completar as informações na página da pesquisa no portal da UDOP.

A participação é gratuita para as associadas da UDOP. No entanto, as unidades produtoras que não são associadas podem participar mediante a uma taxa de adesão.

Serviço

Pesquisa de Remuneração UDOP
Prazo de preenchimento: até 10 de novembro de 2023
Contato: pesquisas@udop.com.br | (18) 2103-0528
Mais informações: Clique aqui

Letícia Giacometti

Fonte: Agência UDOP de Notícias