Coplacampo 2023: participação da Raízen reforça parceria com a mais antiga cooperativa de plantadores de cana de São Paulo
03-03-2023

Evento que acontece até esta quinta-feira (2/3), em Taquaral (SP), tem espaço que convida o produtor rural a conhecer vantagens oferecidas pela companhia

Com um estande que oferece orientações, comodidades e oportunidades de negócio a produtores de cana-de-açúcar, a Raízen, maior fabricante brasileira de etanol, participa do Coplacampo 2023, evento que marca a abertura do ano-safra 2023-2024. Promovida em Taquaral (SP) pela Coplacana, a mais antiga cooperativa de plantadores de cana de São Paulo, a programação segue até esta quinta-feira (2/3), reunindo novidades em serviços, produtos e tecnologias voltados a um importante segmento do agronegócio brasileiro.

Sediada em Piracicaba (SP), a Coplacana possui filiais em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. Muitos produtores rurais associados à cooperativa também são fornecedores de cana da Raízen. Ricardo Berni, diretor de Agronegócios da companhia, explica que o Coplacampo reúne todo o ecossistema de negócios que envolve os produtores de cana, parceiros estratégicos da companhia e responsáveis por 50% da matéria-prima processada pela Raízen.

“Raízen e Coplacana estão juntas há muito tempo, promovendo desenvolvimento do fornecedor de cana. Nossa presença no Coplacampo 2023 nos permite destacar o que temos feito com dois grandes programas. Por meio do Jornada Cultivar, oferecemos pacote de consultoria, produtos, acesso a crédito e um pool de compras para aquisição de maquinário e insumos. No Elos Raízen, que é um programa que envolve toda a cadeia produtiva – o que inclui os nossos 2,2 mil fornecedores de cana –, estimulamos uma lavoura de cana cada vez mais sustentável”, detalha o executivo.

O diretor administrativo da Coplacana, Marcos Farhat, confirma a relevância da parceria com a Raízen, destacando a sinergia das duas organizações com o tema ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa). “Queremos internalizar essa parceria com os propósitos em comum. A Raízen estando aqui no Coplacampo agrega e traz para perto da cooperativa os produtores que participam do Jornada Cultivar”, observa. Para Farhat, essa aproximação permitirá o desenvolvimento de novas iniciativas de ESG, envolvendo Coplacana e Raízen.

Neste início de ano-safra, o estande da Raízen no Coplacampo 2023, que tem recebido mais de 250 visitantes por dia, também tem funcionado como espaço para fechamento de negócios com produtores rurais, envolvendo a lavoura e soluções ofertadas por empresas que também são parceiras da Raízen, como Ihara, Bayer, Koppert, Basf, Syngenta, Hinove, Ourofino, FMC, Biotrop, UPL, Greenhas, Ubyfol, UnionAgro e Corteva. Quem visita o estande também tem a oportunidade de conhecer o Pulse, hub de inovação da Raízen que tem ajudado a produzir soluções que trazem economia e ganho de tempo para o produtor de cana.

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de mais de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 7.900 postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Fonte: Raízen