Coplana forma “pool de mudas” para aquisição de MPB
12-02-2016

A formação de viveiros com mudas pré-brotadas (MPB) gera interesse cada vez maior pelos cooperados da Coplana. Para atender essa demanda, a cooperativa adotou um sistema que facilita a negociação e reduz os custos da aquisição de mudas: a formação de pool de compras.

Atualmente no mercado existem dois grandes fornecedores de mudas pré-brotadas que são multinacionais, a Basf (AgMusa) e a Syngenta (Plene). Por outro lado, segundo Renata Morelli, gerente de Tecnologia Agrícola e Inovação da Coplana, muitos produtores que têm interesse em adotar a tecnologia possuem demanda para áreas pequenas, muitas vezes um hectare ou até menos de meio hectare.
Mas as grandes empresas que fornecem as mudas precisam operar toda uma logística que não é simples para fornecer o produto, o que pode inviabilizar muitas vezes a aquisição das mudas para pequenos volumes.
“Diante disso, como o papel da cooperativa é trazer insumos com preços competitivos ao produtor, a Coplana reúne as demandas por MPB dos cooperados, que são normalmente volumes pequenos para uma multinacional, mas que atingem bom tamanho depois que são agrupados. Aí vamos ao mercado buscar o melhor preço junto aos fornecedores de mudas”, explica Renata.
A Coplana forma verdadeiramente “pool de mudas” que permitem apresentar a cada produtor melhores valores para a aquisição. Pelo pool, a cooperativa não apenas negocia bons preços ao produtor, tornando a compra mais acessível, como também agiliza a logística, recebe as mudas, faz a distribuição e, em muitos casos, auxilia até no plantio.
Quanto ao plantio das mudas pré-brotadas, Basf e Syngenta têm módulos mínimos para que possam deslocar uma frente destinada a plantar as MPBs que foram adquiridas. Mas este modelo adotado pela Coplana permite negociar mais facilmente com estes players, o que viabiliza a mecanização do plantio da área de todos os cooperados que se reuniram para fazer uma compra em conjunto.
Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.