Cotas especiais do açúcar podem impulsionar reestruturação de dívidas do setor sucroenergético
26-04-2016

Marcos Kashiwa, consultor da MBF Agribusiness

Os últimos meses vêm registrando diversos acontecimentos negativos, tais como: o atual cenário político-econômico nacional, a elevação da taxa interna de juros para 14,25% ao ano, a dificuldade de captação de recursos externos, sem desconsiderar a grande alta/oscilação do dólar e nos preços das commodities no mercado externo. Observa-se que no cenário nacional, a soma desses fatores foi, em maior ou menor grau, responsável pelo desaquecimento da economia, desencadeando um processo de redução nos investimentos em decorrência do alto custo do dinheiro, e consequentemente, o aumento do desemprego, redução do consumo. Dessa forma, as empresas menos estruturadas se viram obrigadas a encerrar suas atividades ou ainda, se desfazer de grande parte de seus ativos, unicamente para a formação de caixa.
Apesar do momento interno, o setor do agronegócio foi responsável pela elevação no volume das exportações. Com o dólar valorizado, os produtos nacionais ganharam maior competitividade no mercado externo. O volume das exportações atingiu US$ 8,36 bilhões em março, representando uma elevação de 5,9% em relação a março de 2015.
Com o anúncio dos Estados Unidos, da liberação da cota adicional de açúcar, o Brasil deverá elevar sua previsão inicial de 155,7 mil toneladas, para cerca de 170 mil toneladas neste ano. Tal condição é originária da dificuldade de outros tradicionais exportadores, em cumprir o volume solicitado por aquele país, fato que pode aquecer o mercado e a manutenção dos preços no exterior. Portanto, cotas especiais significam maior volume de demanda de mercado, o que pode indiretamente contribuir para a formação de caixa das empresas.
Veja matéria completa na editoria Economia, edição 32 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.