Crédito Rural Verde: parceria entre Socicana e Sicoob PRO vence a premiação Bonsucro Inspire Awards
14-06-2024

O Crédito Rural Verde, parceria entre Socicana e Sicoob PRO, venceu o prêmio Bonsucro Inspire Awards, na categoria Melhor Iniciativa da Cadeia de Valor 2024. A premiação reconhece as mais importantes realizações mundiais para a sustentabilidade da produção de cana-de-açúcar. 

O projeto que conquistou o reconhecimento de agentes internacionais é uma linha de crédito para produtores associados da Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba) e Sicoob PRO (Cooperativa de Crédito). Para participar o agricultor deve fazer parte de programas voltados para a produção sustentável, como Top Cana (Socicana) e certificação Bonsucro (iniciativa mundial para a cadeia de cana-de-açúcar). Como principal benefício estão taxas de juros menores para esses produtores, uma forma de apoiar as boas práticas agrícolas.

A partir desse tipo de suporte, tem crescido na região ações que favorecem o sistema produtivo e a sociedade, como avalia o superintendente da Associação, Rafael Kalaki. “O prêmio Bonsucro é um grande reconhecimento internacional das ações da Socicana e Sicoob PRO na promoção da sustentabilidade. Mostra que estamos no caminho certo, com realizações que geram valor direto para os associados e incentivam novos produtores a melhorarem suas práticas”, afirma.

O coordenador Agronômico e de Sustentabilidade, Renato Machado, ressalta o rigor dos requisitos atendidos pelo agricultor. “A certificação reconhece que o produtor atende às exigências, tanto do país e no âmbito legal, quanto às exigências feitas pelo padrão Bonsucro, às quais podemos chamar de exigências mundiais. O prêmio em si é uma forma de gerar valor para a certificação, para a cadeia de produção certificada, e um reconhecimento financeiro para o produtor, pois ele obtém uma condição melhor para realizar seus financiamentos”, revela Renato. 

Quem está no dia a dia da lavoura reconhece os benefícios em participar do projeto. “A Bonsucro e o Top Cana nos incentivam a continuar com as boas práticas e com ações que envolvem a sustentabilidade. Com o acompanhamento da equipe de suporte da Socicana, conseguimos ter apoio e maior facilidade para cumprir tudo o que está inserido nos dois programas. Além disso, uma taxa reduzida é um diferencial perante as outras instituições financeiras", afirma a produtora Cristina Gonçalves de Souza.

O primeiro lugar foi comemorado também pelo Sicoob PRO, cooperativa responsável por viabilizar a operação. “Privilegiamos agricultores que têm atividades e práticas sustentáveis. Com essa premiação, isso é reconhecido junto à Associação e também pelos nossos cooperados e associados que investiram no Crédito Verde (Recibo de Depósito Cooperativo Verde). Ao unirmos a credibilidade da Associação com o Sicoob PRO, foi possível que os associados e cooperados acreditassem nesse fundo e fizessem investimentos”, afirmou Carlos Eduardo Pinelli, diretor Comercial do Sicoob PRO.

O produtor Delson Luiz Palazzo ressalta a necessidade de atividades com critérios sustentáveis. “Dentre elas, as práticas ideais de conservação de solo, uso adequado de defensivos e o bom relacionamento entre empregador e funcionários. Estes critérios norteiam o caminho a ser seguido e as melhorias a serem realizadas.” Ele fala ainda das oportunidades criadas pela aproximação entre a Associação e a Cooperativa, com taxas reduzidas frente ao mercado financeiro. “As práticas dentro das regras exigidas pelas certificadoras proporcionam ganho de qualidade na execução da atividade agrícola. Também permitem o acesso ao Crédito Verde, uma exclusividade do Sicoob PRO, disponível para associados. Estas ações representam um ganho importante na atividade agrícola e permitem aos agricultores ocuparem posição de destaque a cada dia”, conclui.

Francine Bortoleto