Crise atrapalha maior adoção do Sistema MPB
16-10-2015

Na opinião de Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar), hoje o sistema de mudas pré-brotadas (MPB) é uma grande aposta do setor sucroenergético. “Já tem usina com mais de 2 mil hectares plantados. Já é realidade.”

Porém, observa que falta dinheiro para as usinas e produtores mudarem o canavial que têm e aderirem a esta tecnologia. “O setor tem que voltar a renovar para ter MPB.”Padua salienta que já faz alguns anos que o índice de reforma está abaixo do esperado. “Chegamos a ter 18%, 19% de reforma. Mas hoje estamos na faixa de 14% na média. Tem usina reformando no índice normal e tem usina fazendo nada.”

Para o Diretor Técnico da Unica, na temporada 2015/16 será difícil para o setor retomar as melhores médias de renovação do canavial. “Vai depender do cenário de preço dos produtos.Mas pelo andar da carruagem, a média de reforma do canavial pode ficar igual ou inferior à registrada no último ciclo”, comenta Padua.Assim, o sistema MPB é sucesso no mundo da cana, mas também depende que o setor esteja capitalizado para se tornar top 10.

Veja matéria completa na editoria Especial MPB na nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br