Crise faz consumidor optar pelo etanol
13-07-2015

O reajuste no preço da gasolina, aliado à crise econômica brasileira, tem feito consumidores optarem pelo etanol na hora de abastecer os veículos. Além disso, a redução no preço do etanol (podendo ser encontrado a R$ 1,65) também corrobora para a tendência, já notada nos postos de combustíveis.

De acordo com três frentistas de diferentes estabelecimentos consultados pelo Jornal de Limeira, aproximadamente 70% dos carros são abastecidos com etanol, ou seja, a cada dez veículos, apenas três são abastecidos com gasolina. "A diferença no preço dos dois combustíveis (etanol e gasolina) tem sido o atrativo para que isso ocorra", falou um deles.

O presidente do Recap (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo de Campinas e Região), Flávio Martini de Souza Campos, diz que a preferência pelo etanol é uma tendência. "Este ano, em especial, percebemos um bom aumento nas vendas do etanol. O consumidor está cada vez mais antenado na questão de preço. Se hoje, por exemplo, o etanol está mais em conta do que a gasolina, ele, de fato, acabará migrando de combustível. É uma tendência que está cada vez mais sendo notada e adotada pelos consumidores", afirmou.


Consumidor

Para o comerciante Jorge Marcondes, 30 anos, que utiliza seu carro para fazer entregas pela cidade, migrar para o etanol foi a solução encontrada. "Desde os últimos aumentos (referentes à gasolina), passei a completar o tanque com etanol - já que utilizo o carro frequentemente. Com a gasolina, o custo para isso já estava pesando no bolso", disse.

Com a mesma opinião, a consultora Denise Campos de Castro, 35, diz que a inflação tem pressionado o bolso do brasileiro. "Neste cenário, em que tudo está ficando mais caro - principalmente a gasolina -, qualquer redução ou preço mais em conta para nós, consumidores, já nos ajuda", comentou.

Já a autônoma Maria Fernanda de Souza, 47, relata que mesmo o etanol rendendo um pouco menos em seu carro, acaba sendo uma escolha mais viável. "É uma alternativa ou a única que temos. Apesar de (o etanol) render um pouco menos rodando dentro da cidade, mesmo assim acabo optado por ele, devido ao baixo custo em relação à gasolina", falou.

Lucas Navarro