CTC lança Clube Plantar dirigido a produtores de cana
15-04-2015

Encontro promove apresentação de novas tecnologias desenvolvidas pela empresa


Na tarde de 14 de abril, o CTC – Centro de Tecnologia Canavieira recebeu no Teatro do Engenho Central de Piracicaba produtores de cana-de-açúcar para apresentar suas principais tecnologias e projetos inovadores.
“Este é um público que sempre foi de extrema importância para o CTC e queremos reforçar esse relacionamento mostrando a eles que é possível se sobressair em produtividade quando se investe em tecnologia”, explica Luis Gustavo Dollevedo, diretor-comercial do CTC.
Durante o evento foram apresentados os projetos de Biotecnologia e Novo Sistema de Plantio, assim como o Modelo de Negócio do CTC. Entre os destaques, Dollevedo reafirmou que o CTC lançara, em 2017, a cana transgênica, resistente a broca-da-cana e será pioneiro na tecnologia.
O Diretor-comercial do CTC destacou as pesquisas de melhoramento genético, com o desenvolvimento de variedades com alta produtividade, anunciou que em 2015 serão lançadas mais três variedades e que o CTC conseguiu reduzir o tempo de pesquisa do desenvolvimento de uma supervariedade de 14 para oito anos
Salientou outros focos de pesquisa do CTC como a produção de etanol 2G – a fábrica piloto foi instalada na Usina São Manoel, SP, e deve iniciar a fase de testes nesta safra. Dolevello observou que a diferença da tecnologia 2G do CTC é que utiliza a mesma estrutura já existente na indústria sucroenergética. O CTC também se dedica ao tema utilização da palha da cana, com o projeto Palha Flex, montou uma planta na Usina Ferrari, em Porto Ferreira, SP, - por enquanto não há mais informação sobre esse tema.


EVENTO VIP CLUBE PLANTAR

O evento era dirigido especialmente aos produtores de cana, eles foram convidados a fazer parte do Clube Plantar, um programa de relacionamento que visa oferecer consultoria técnica especializada para este seleto grupo. “Segundo Virgílio Viccino, gerente de marketing do CTC, os produtores de cana representam entre 35 e 40% da cana produzida no Brasil e é fundamental que tenham acesso à tecnologia para poderem aumentar a produtividade e a competitividade. “O CTC sempre teve uma ligação mais próxima com as usinas, mas agora ampliaremos nossos serviços e tecnologias para os produtores de cana, por meio do Clube Plantar”, disse Vicino. Entre os serviços destacam-se Sistematização, Conservação e Preparo do Solo; CTCSat; Adubação Mineral e Uso de Resíduos; Pragas e Doenças; Colheita Mecanizada, entre outros.
Após o lançamento do Clube Plantar, os profissionais do CTC irão visitar as associações e produtores para apresentar o conceito e conquistar os sócios. O CTC expandirá o programa de forma regionalizada. “Faremos eventos como este nas principais associações da região Centro Sul”, afirma Dollevedo. A forma de remuneração para o acesso ao Clube é pagamento de royalties por hectare.
O diretor da Datagro, Plínio Nastari, encerrou o evento com uma palestra sobre os desafios do mercado sucroenergético. A segunda previsão de safra da Datagro para a safra 2015/16 é de 649 milhões de toneladas de cana e oito usinas devem deixar de operar nesta safra.
Veja mais informações na próxima edição da revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e receba grátis as edições da CanaOnline – www.canaonline.com.br