CTC lança uma nova família de classificação e duas novas variedades de cana
28-09-2015

Durante o 9º. Grande Encontro de Variedades do Grupo IDEA, realizado na última semana em Ribeirão Preto, o gerente comercial do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), Luiz Antonio Dias Paes, lançou uma nova família de classes para as variedades comerciais da empresa. Ele explicou que todas as variedades do Instituto, tanto as antigas como as novas, se enquadrarão nas novas famílias, que são:

• CTC SWEET - Variedades com foco no ATR
• CTC POWER - Variedades com foco na produtividade
• CTC VALUE - Variedades balanceadas, com focos em ATR e produtividade.
Além disso, ele apresentou duas novas variedades de cana: uma hiperprecoce e outra para ambientes restritivos. “As novas variedades vieram para solucionar os problemas que o setor enfrenta atualmente, como baixo ATR, baixa fibra no início de safra e queda da produtividade no final da safra.”
A CTC SWEET 9005HP registra alta produtividade e alto teor de sacarose. Ela é extremamente adaptada à mecanização dos sistemas de plantio e colheita, apresentando ótimo fechamento de entrelinhas e rápido desenvolvimento inicial. Nas condições climáticas da Região Centro-Sul não apresentou florescimento, fator que lhe confere um maior período útil de industrialização (PUI), podendo ser colhida desde o início de safra até meados de agosto.
Suas características são:
- Hiperprecoce;
- Alto teor de fibra;
- Produtividade cana planta;
- Sanidade - vistorias comerciais;
- Tolerante as principais doenças, como carvão, ferrugens marrom e alaranjada, mosaico e escaldadura;
- Ambientes A, B e C;
- Meses de colheita de abril a julho.
Já a variedade CTC POWER 9004M se destacou pela adaptação aos ambientes de baixo potencial produtivo e pela longevidade de soqueira. De porte ereto, ela despalha bastante fácil e possui diâmetro uniforme. A variedade tem apresentado boa colheitabilidade nas áreas pré-comerciais.
Suas características são:
- Produtividade em ambientes restritivos;
- Longevidade;
- Tolerante as principais doenças, como carvão, ferrugens marrom e alaranjada e escaldadura;
- Tolerância intermediária ao Mosaico;
- Ambientes B, C e D;
- Meses de colheita de junho a novembro.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.