Cuidado, há condições climáticas favoráveis para o florecimento da cana!
29-01-2016

Este ano, o CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) está verificando a existência de condições climáticas favoráveis ao florescimento da cana

Na cultura da cana-de-açúcar o fenômeno do florescimento pode causar sérios prejuízos e perdas significativas ao setor produtivo. Em condições climáticas favoráveis, como o encurtamento do fotoperíodo, umidade antes e durante o processo de indução e formação da panícula, diferença entre as temperaturas médias diurnas e noturnas e sensibilidade da cana, o florescimento pode resultar na redução de produtividade e comprometer o processo de extração de açúcar na indústria.

Para o consultor Antonio Carlos Gheller, mesmo as variedades não floríferas, quando colocadas em regiões onde as condicionantes são altamente favoráveis, sofrem este efeito, florescendo e causando os danos ao rendimento da cultura.

"Todas as variedades de cana-de-açúcar florescem, desde que devidamente estimuladas para isso. Este estímulo é conseqüência das mudanças climatológicas que se processam ao longo do tempo e que caracterizam as estações do ano, onde os parâmetros climáticos básicos são o comprimento do dia, a temperatura e as chuvas", explica.

DANOS CAUSADOS PELA FLORAÇÃO

Segundo Gheller, alterações morfológicas e fisiológicas são os primeiros sintomas prejudiciais do florescimento na cana-de-açúcar. "Por influência do surgimento das flores, os parâmetros de produtividade agrícola e qualidade da cana são muito afetados. Primeiro pela formação de extensas áreas do colmo com chochamento e isoporização, que se caracteriza pelo secamento do interior do colmo e redução do volume de caldo, diminuindo sua densidade e peso", explica.

Para o consultor, o açúcar contido na planta não é afetado, porém fica em uma situação de difícil extração. "Dados de perdas atestam que se pode chegar a uma redução de 30% de toneladas por hectare, quando a colheita se estende para além dos meses de julho e agosto em canaviais com alto índice de floração, e após seis ou sete meses após o estimulo de formação de flores", afirma Gheller.

MANEJO

É possível controlar o florescimento realizando o manejo das variedades floríferas e planejando sua colheita para início de safra, entretanto essa não é considerada uma estratégia viável para variedades e épocas de corte mais tardias, uma vez que o corte da cana deveria ocorrer em um único momento. Por essa razão, o investimento em inibição de florescimento é, certamente, o método que proporciona melhores resultados, pois ainda há ganhos com melhor brotação da soqueira.

Para auxiliar os produtores de cana-de-açúcar, a Bayer CropScience desenvolveu o regulador de crescimento Ethrel, um produto que, aplicado no período indutivo, inibe a ocorrência do florescimento da cana, evitando a isoporização. Além disso, apresenta um efeito positivo na brotação da soqueira, incrementando ganhos na produtividade do corte seguinte. O produto ainda auxilia na aceleração da maturação, e permite o adequado manejo da cana na colheita.

O Ethrel está entre as soluções inovadoras oferecidas pela Bayer CropScience para a cultura de cana-de-açúcar. A empresa investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento de soluções de alta tecnologia, que possam contribuir para que o produtor obtenha o máximo do potencial produtivo de seu canavial.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.