Cuidados com a aplicação de maturador em cana bis
24-02-2016

Tomando os devidos cuidados, a maturação deve ser realizada com grandes perspectivas de ganhos

A safra 2016/17 contará com pelo menos 30 milhões de cana bisada, a maior incidência de chuva e a antecipação da safra (muitas usinas iniciarão a moagem em março) contribuem para o maior uso de maturadores, mas diretor técnico da Allcana - consultoria e desenvolvimento agronômico, Antonio Carlos Gheller, salienta que a aplicação do produto em cana bis deve ser feita com mais atenção, se atentando aos seguintes pontos:

• Condição dos colmos, que podem estar deteriorados, com brotações laterais muito intensas, com pragas, doenças, floridos, com o dossel foliar impraticável para a absorção foliar dos produtos e, principalmente, com o terço superior dos colmos sem apresentar elongação nova que identifique a condição vegetativa do canavial, o que é condição e exigência para a normal ação dos maturadores.

• A quantidade de outros perfilhos ou colmos novos (que não são os chamados brotos ladrões ou pampos) caracterizam uma nova geração de colmos, que são jovens para apresentar qualidade tecnológica boa e potencial de reagir bem aos maturadores em termos de qualidade de matéria prima (níveis de ATR).


“Se não houver esses impeditivos, a maturação deve ser realizada com grandes perspectivas de ganhos”, afirma Gheller. Porém, ele ressalta que certos cuidados devem ser tomados, como utilizar doses adequadas com a quantidade de colmos a ser tratado (maior produtividade agrícola exige mais produto) e também expor o canavial à ação do maturador por, pelo menos, 40 a 45 dias, pois o canavial bis já registra um estresse natural e a época do ano apresenta muitos dias chuvosos, nebulosos, com temperaturas mais baixas, o que dificulta o processo fotossintético e a consequente ação maturadora desses compostos.

Confira matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola, edição 29 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.