Cultura de amendoim é dinheiro rápido no caixa do produtor
28-06-2016

Entre 100 e 120 dias o amendoim se reverte em dinheiro

Guilherme Paschoal Starke e sua família produzem cana, amendoim e milho em uma área de 160 hectares em Jaboticabal, SP. A renda maior é gerada pela cana, mas a que entra mais rápido no bolso do produtor é o amendoim. “Entre 100 e 120 dias o amendoim se reverte em dinheiro. Um reforço no caixa até recebermos a renda que virá com a cana”, salienta Starke.

O ano não foi muito fácil para a cultura do amendoim, teve muito sol quando precisava germinar e chuva em excesso no período de colheita. Mesmo assim, os Starke não têm o que reclamar, tiveram uma produtividade de 450 sacas de 25 quilos por hectare (a média nacional é de 260). O produtor explica que o bom resultado é fruto de um trabalho bem-feito, que começa com o plantio de semente de alta qualidade e sanidade, preparada na Coplana, Cooperativa Agroindustrial, a qual os Starkes são cooperados.

Para o amendoim germinar e crescer sem sofrer com a matocompetição, o produtor conta que sempre aplica o herbicida Plateau® da BASF. E para proteger a planta da mancha preta (cercosporiose), que teve grande incidência este ano em decorrência da maior quantidade de chuva, o fungicida utilizado foi o Opera®, também da BASF, que auxilia no controle das manchas - mancha preta e mancha castanha -, e tem efeito satisfatório em verrugose-do-amendoim.

Na opinião de Guilherme Starke, o cultivo do amendoim nas áreas de renovação de cana é uma prática que o produtor não deve abrir mão, pois além da renda extra, os tratos culturais com a leguminosa, em média, amortizam o plantio de cana de 20% a 30%. Além disso, oferece ganhos agronômicos, como incorporação de material orgânico e fixação simbiótica de nitrogênio de 30 a 40 Kg/ha deixados no solo. Utilizar o amendoim na rotação com a cana só traz benefícios porque é uma planta autossuficiente em nitrogênio, enriquecendo o solo com esse elemento e outros nutrientes, por meio da palhada, favorecendo a canavicultura. Também é tolerante a nematoides e ajuda a diminuir a incidência nas áreas com a cultura.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.