Cupins deixam de ser problema na Usina Vale do Vedão
06-05-2015

Os cupins podem ser encontrados em todos os países onde a cultura é cultivada. Essa praga possui grande importância econômica na produtividade e qualidade da matéria-prima, ocasionando danos em cana-planta e soca. A recomendação é que, no momento de implantação da cultura, o produtor utilize inseticidas adequados no sulco de plantio, evitando que os cupins ataquem os toletes recém-plantados, danificando as gemas e trazendo falhas na germinação. Em cana-soca, os prejuízos se dão através da perda de peso e redução na rebrota.

Na Usina Vale do Verdão, localizada em Turvelândia, GO, os cupins já representaram um grande problema. O diretor agrícola da unidade, Rubens Massud Coury, conta que essa praga já é controlada há vários anos e que, no passado, causou muitas perdas. “É importante que fiquemos atentos a esse inseto, pois, caso não seja feito o controle, o dano será muito grande. Antigamente, quando não existiam técnicas de controle efetivas, as perdas chegavam a 30%. Além disso, o número de cortes também era afetado”.
O gerente de qualidade fitossanitária do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Enrico de Beni Arrigoni, observa que antes de entrar com ferramentas de controle do cupim, deve-se, primeiramente, verificar se há ou não necessidade de controle, considerando e analisando diversos fatores. “No caso dos cupins, devemos considerar a porcentagem de touceiras atacadas e aplicar o controle químico em locais em que ocorre 40% ou mais de infestação em touceiras quando presentes espécies mais agressivas”.


Veja matéria completa na revista CanaOnline edição de abril, editoria Insectshow, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da CanaOnline no celular: www.canaonline.com.br