Custo da produção no setor sucroenergético cresce cerca de 10% ano
10-05-2016

A produção de cana responde por 68% do custo total de produção

De acordo com Haroldo José Torres da Silva, gestor de projetos do PECEGE-ESAQL/USP, a evolução dos custos de produção do setor sucroenergético, desde a produção da matéria-prima até os produtos finais, é galopante.

Silva observa que ao longo da última década, o custo agroindustrial vem crescendo cerca de 10% ao ano. Sendo que, atualmente, a matéria-prima é o principal item dentro dessa composição, representando 68% desse custo. “É interessante notar que, além da evolução gradativa do custo de produção, existe também uma mudança na composição, principalmente em função das alterações que o setor vem passando, como o advento da colheita mecanizada, introdução de novas variedades e infestações de pragas e doenças. Essa nova realidade tem sobrecarregado a área agrícola, cujo rendimento da sua produtividade tem ficado aquém da média histórica.”

Veja matéria completa na editoria Safra, edição 32 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.