Custo de aumentar a produtividade do canavial é alto para o produtor. Até que ponto vale a pena?
20-05-2015

Esse é o questionamento que tem sido feito por Paulo Roberto Artioli, produtor de cana na região de Lençois Paulista. Segundo ele, a evolução da mecanização da colheita foi grande vilã na perda de produtividade dos canaviais. “Começamos a olhar apenas a colheita isoladamente, e esquecemos que o restante do processo também precisaria de investimento, como o plantio, o preparo de solo. É preciso enxergar o todo para ter sucesso lá no fim, na colheita.”

O processo de aprendizado foi penoso para o fornecedor de cana, principalmente frente à dificuldade do produtor em investir no aperfeiçoamento de todo o sistema produtivo. “Mas ficou claro pra nós que, se quiséssemos continuar no negócio, teríamos de nos atentar aos diversos fatores que foram causa da perda de produtividade.”

Artioli e seus sócios voltaram a formar canaviais a partir de mudas, melhoraram a qualidade da colheita e do preparo de solo, entre outras medidas. Agora começam investir em plantio de mudas sadias pelo sistema de MPB. Essa preocupação com todo o processo, que exige os devidos investimentos, recuperou a produtividade dos canaviais. Isso ficou claro no resultado da safra do ano passado. E a busca por melhorias continua. 

Porém, olhando para o horizonte, Artioli fica preocupado. Apesar de ser um setor pujante, com grande potencial, as questões políticas que afetam a atividade o assustam. Mesmo quando ouve de especialistas que o Brasil tem um mercado de etanol promissor, ele não se sente seguro quanto ao futuro. “Qual seria a quantidade de matéria-prima necessária para suprir todo esse mercado em crescimento que estamos tendo indicação?” Ele se indaga como é possível apostar, se hoje a falta de recursos está levando muito produtor à quebra de produtividade, sem contas as usinas em recuperação judicial ou que já fecharam as portas.

Além disso, Artioli lembra que os sócios da Tecnocana investiram muito para melhorar a produtividade. Mas e daqui pra frente? “Vemos que o custo para continuar buscando a melhoria da produtividade se mostra muito alto. Será que o custo-benefício vale a pena?”
Para ele, o cenário é muito complexo e exige que o produtor analise uma série de fatores antes de investir.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.