De olho nos riscos
29-09-2015

“Gerenciamento de riscos oferece suporte para tomada de decisão”, garante especialista

Andréia Moreno, MBF Agribusiness

O conceito atual de risco envolve a identificação e quantificação da incerteza, tanto no que diz respeito a “perdas” como aos “ganhos”, como em relação ao rumo das estratégias planejadas, seja por indivíduos ou por organizações. A volatilidade das taxas de juros, do câmbio, dos preços das commodities, entre outros fatores de risco de mercado são relevantes no ambiente em que é realizada a gestão financeira do agronegócio moderno, e mesmo no ambiente operacional (agroindústria). Neste âmbito, é fundamental a identificação, quantificação e o controle do impacto dos diferentes riscos operacionais e financeiros no fluxo de caixa, resultados e valor da empresa. A opinião é do consultor, Marcos Françóia, diretor da MBF Agribusiness.

Segundo o executivo, o risco é um elemento inerente ao agronegócio e o resultado esperado pode ter variações significativas a cada safra devido ao clima, as condições de mercado, as mudanças nos ambientes políticos e econômicos, entre outras. “A MBF Agribusiness realiza o processo de gerenciamento de riscos que tem como objetivo oferecer um suporte à tomada de decisão, com o intuito de otimizar os resultados esperados e assegurar o patrimônio investido, além de preparar a política de risco e qualificar a equipe para as análises”.

Françóia enfatiza que a redução da probabilidade de eventos que possam impactar negativamente os resultados ou gerar situações de estresse financeiro, diminui a percepção de risco por parte de investidores, bancos, agências de rating e do mercado em geral, abrindo espaço para uma redução no custo de capital e oferecendo a oportunidade de assegurar o investimento.


Veja matéria completa na próxima edição da revista CanaOnline, que sai esta semana. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br