Déficit mundial de açúcar deve subir para 7,1 milhões de toneladas em 2016/17
22-06-2016

Cenário global de produção foi debatido no 5º Sugar & Ethanol Summit – Brazil Day


Nesta segunda-feira (20), aconteceu mais uma edição do Sugar & Ethanol Summit – Brazil Day. Pelo quinto ano consecutivo, o evento reuniu líderes do mais alto nível para discutir sobre o mercado de açúcar e etanol nas indústrias brasileira e europeia.

Com o foco sobre a visão e experiências do Brasil sobre o setor sucroenergético par ao mercado europeu, este ano, o destaque ficou para o atual cenário de produção de açúcar. Para especialistas do setor, este contexto impacta diretamente o comércio global da commodity, que continua em déficit.

De acordo com o presidente da DATAGRO, Plinio Nastari, este déficit no mercado deve atingir 7,1 milhões de toneladas na safra 2016/2017. “A perspectiva deste crescimento é o principal motor por trás da recente alta do preço internacional do açúcar, além da falta do produto e a queda dos estoques mundiais”, afirmou Nastari.

Já para Elizabeth Farina, que também esteve no evento, a produção em queda de países asiáticos, incluindo a Índia, tem contribuído para alterar o balanço de oferta e demanda global de açúcar para este déficit.

Diante deste cenário, Nastari destaca que os produtores brasileiros devem aumentar a destinação da safra para a fabricação de açúcar para um porcentual de 44,7%. “Isso é o Brasil. Com preços do açúcar subindo, caminhamos de volta rumo à proporção de 50% e 50% das produções para açúcar e etanol”, completou.

Mantendo a tradição dos últimos anos, o evento reuniu mais de 150 líderes e especialistas do mercado para debater as vantagens da diversidade no mercado e indústria brasileira de açúcar e etanol; as oportunidades do comércio no Brasil; os avanços tecnológicos e oportunidades; a produtividade e sustentabilidade em açúcar e etanol de cana-de-açúcar, entre outros assuntos ligados ao setor.
Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.