Compartilhe:

Depois de 20 anos sem lançamento de produtos contra a broca, chega ao mercado FRONDEO®, da Syngenta

Depois de 20 anos sem lançamento de produtos contra a broca-da-cana, chega ao mercado FRONDEO®, inseticida inovador da Syngenta

A broca-da-cana - Diatraea saccharalis – se mantém como uma das principais, ou ainda a principal praga dos canaviais. Esta lagarta reduz a produção da cultura por hectare, a quantidade de açúcar acumulado por tonelada e, ainda, a qualidade da matéria-prima, deixando a lavoura vulnerável para outras pragas, além de culminar em uma redução na rentabilidade do produtor.

Alguns centros de pesquisas, como o Centro de Tecnologia da Cana (CTC), avaliam prejuízos na casa de R$4,8 bilhões em Margem de Contribuição Agrícola e Industrial (MCAI), por ano, devido à infestação da broca nos canaviais de todo o país.

Mesmo assim, fazia 20 anos que não era lançado um inseticida para controle da broca. Mas, nos últimos dias, a Syngenta lançou o FRONDEO®, que foi desenvolvido para controlar a broca da cana-de-açúcar. O inseticida proporciona maior eficiência operacional e eficácia com baixa dosagem, além de ter compatibilidade com produtos biológicos e viabilizar a aplicação por meios aéreo e terrestre. Essas características, aliadas ao fato de o produto não ser lavado pela chuva, não ser degradado pelo sol e não ter resistência cruzada, contribuem para o principal desafio no manejo da broca, o operacional.

A solução é derivada de PLINAZOLIN® technology, nova molécula que apresenta um grupo químico inédito, sendo altamente eficaz e proporcionando um longo período de controle, incomparável com as soluções atualmente disponíveis no mercado.

O modo de ação do FRONDEO® é diferente de todas as opções voltadas ao manejo da broca disponíveis no mercado. Com um período de controle que age por cerca de 90 dias, reduz o número de entradas de maquinário nas lavouras, diminuindo, assim, os custos com as atividades operacionais. Como o produto é muito mais eficaz no controle da broca, ele oferece mais tranquilidade para os canavicultores e tomadores de decisão das usinas sucroalcooleiras.

Confira no vídeo os detalhes passados por Aécio Silva, gerente de Produtos para Novos Inseticidas na Syngenta