Descubra como o gás natural pode potencializar a receita da usina
19-05-2015

Uma concessionária de distribuição de gás natural no interior paulista tem realizado estudos junto às usinas de açúcar e álcool para demonstrar oportunidades ao setor sucroenergético em associar a biomassa com o gás natural, apresentando uma alternativa favorável à escassez de energia elétrica no mercado. Devido à relevância das pesquisas, um trabalho técnico da concessionária foi selecionado para o World Gas Conference – WGC Paris 2015, evento promovido a cada três anos pela International Gas Union (IGU) e reconhecido como o principal do setor de gás natural.

A conferência acontecerá de 1 a 5 de junho, em Paris, na França, e traz como destaque um painel inteiramente dedicado à combinação de gás natural e energias renováveis na geração de eletricidade. No evento, a concessionária abordará o potencial de geração de energia elétrica em usinas de açúcar e etanol brasileiras e como o gás natural pode complementar a geração em modelos de usinas híbridas de alta eficiência.

O trabalho técnico mostra como a sazonalidade do bagaço, sua baixa qualidade energética e a combustão complexa contribuem para a subutilização das instalações termoelétricas em usinas, indicando que o gás natural pode potencializar o uso da biomassa como coadjuvante, garantindo a estabilidade, qualidade e continuidade da geração, essenciais ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso permite ao empreendedor o aumento de receita e a redução da ociosidade da instalação, minimizando o tempo de retorno de seus investimentos. O gás natural também pode garantir segurança energética às usinas que ofertam energia elétrica em contratos de longo prazo.

Os benefícios do uso combinado de biomassa e gás natural serão apresentrados pela concessionária durante a Fenasucro deste ano, que acontece em Sertãozinho de 25 a 28 de agosto.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.