Desde a safra passada, Raízen diminuiu 30% do consumo de água
23-12-2015

Ao longo do último ano, o Brasil viveu uma de suas maiores crises hídricas da história. Somente o Estado de São Paulo, maior produtor nacional de cana-de-açúcar, passou pela sua pior crise hídrica dos últimos 80 anos. A seca não esvaziou apenas os reservatórios, mas também afetou gravemente as principais bacias hidrográficas brasileiras.

O Rio Piracicaba, por exemplo, que se estende por uma área de 12.531 km², situado no sudeste do Estado de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais, foi severamente afetado, acumulando, ao longo de 2014, recordes de baixa vazão.

Esse cenário acendeu uma luz vermelha no Grupo Raízen, que possui diversas unidades localizadas à beira dessa bacia. A Companhia resolveu, portanto, intensificar as medidas para redução do consumo de água. O diretor de novas tecnologias, projetos e SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) da Raízen, Antônio Alberto Stuchi, afirma que, devido a tantos investimentos, o Grupo reduziu, desde o ano passado, cerca de 30% do seu consumo. “Tomamos uma série de ações na Raízen para combater o desperdício, além de investir um dinheiro pesado em processos que permitem a reutilização da água.”

Ele explica que a cana-de-açúcar vem do campo com 70% de água, sendo que uma parte disso vira vapor na caldeira e outra evapora no processo. “A usina é uma fábrica de evaporar água, sendo que parte dessa água condensada já é reutilizada, porém, o restante sai com ácidos residuais que vem junto com o caldo, fazendo com que não seja possível sua reutilização. Dessa forma, estamos fazendo um processo de limpeza para usá-la em outros processos, como na reposição da água da torre de resfriamento e do sistema de lavagem de gás da chaminé, além de resfriá-la para o sistema de embebição.”
Veja matéria completa na editoria Tecnologia Industrial na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.