Diana Bioenergia capacita mulheres em curso de mecânica automotiva
22-10-2024

A Diana Bioenergia tem promovido várias iniciativas dedicadas exclusivamente à capacitação feminina. Recentemente a empresa ofereceu o curso de mecânica automotiva, em parceria com o SENAI, formando cerca de 15 mulheres na área.

O curso de mecânica, foi direcionado especificamente para mulheres, e teve como meta principal proporcionar conhecimento e prática na manutenção de máquinas e equipamentos. Essa iniciativa demonstra que, com treinamento adequado, as mulheres podem desempenhar papéis significativos em setores tradicionalmente dominados por homens.

Durante 30 dias elas aprenderam a efetuar medições utilizando diversos instrumentos, incluindo escala, paquímetro, micrômetro e comparador de diâmetro interno, interpretaram planos de manutenção periódica e ordens de serviço conforme as orientações das montadoras, aprenderam a preencher checklists de recebimento e entrega de veículos, interpretaram manuais de reparação para utilização correta de ferramentas e procedimentos, identificaram características de elementos de máquinas usadas na área automotiva e realizaram manutenção de motores de combustão interna ciclo Diesel de máquinas agrícolas, seguindo as orientações do fabricante.

De acordo com a gestora de recrutamento e seleção, Simone Soares, a criação desse curso foi motivada pela necessidade de oferecer oportunidades de desenvolvimento para mulheres na área de manutenção automotiva, um setor que enfrenta escassez de mão de obra qualificada.

Gabriela Pereira, de 37 anos foi uma das alunas do curso, ela destacou a importância da empresa promover iniciativas como essa. "Eu achei uma ótima oportunidade, afinal adquirir novos conhecimentos é sempre bom e ainda melhor quando existe apoio. Eu nunca ouvi falar de uma empresa que capacite pessoas que não sejam funcionários e ainda dão todo o suporte, como por exemplo, disponibilizar transporte para ir até o local do curso".

Clara Gouvêa, de 20 anos, também foi aluna do curso, ela descobriu a capacitação através do Instagram da empresa e não pensou duas vezes em se candidatar para a capacitação. "Achei uma oportunidade maravilhosa para nós mulheres, pois não é comum ver mulheres na mecânica. O curso em si foi uma experiência enriquecedora, quebrou o famoso tabu de que mecânica é só para homens por ser um trabalho árduo, aprendemos que hoje em dia há ferramentas e instrumentos que tornam o serviço mais fácil, e possibilita a nossa inclusão, além disso muitas de nós entramos sem saber a diferença entre 'porca e arruela' e hoje já sabemos muito além do que isso", disse Clara.

Fonte: Diana Bioenergia