Dificuldade de armazenamento mantém ritmo aquecido das vendas de etanol pelas usinas
25-09-2015

Na primeira quinzena de setembro, o volume comercializado de etanol pelas unidades produtoras atingiu 1,24 bilhão de litros, com crescimento de 19,65% em relação ao montante vendido na mesma quinzena de 2014.


Deste total comercializado nos primeiros quinze dias de setembro, 72,12 milhões de litros direcionaram-se à exportação e 1,17 bilhão de litros ao mercado doméstico.

Especificamente em relação ao volume de etanol hidratado comercializado no mercado interno, este somou 767,45 milhões de litros na primeira metade de setembro deste ano, frente a 560,47 milhões de litros registrados no mesmo período da safra 2014/2015 – crescimento de 36,93%.

As vendas internas de etanol anidro, por sua vez, totalizaram 404,15 milhões de litros na primeira quinzena de setembro, contra 423,72 milhões de litros apurados no mesmo período de 2014.

Segundo Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA (União da Indústria de Cana-de-açúcar), “o ritmo de vendas de etanol hidratado no mercado doméstico durante esses meses de safra decorre da ampliação da competitividade do biocombustível frente à gasolina e da dificuldade de armazenagem do produto por muitas unidades produtoras sem caixa para manter a operação”. A linha de financiamento disponibilizada para a estocagem de etanol chegou tarde e apresenta condições pouco atrativas, dificultando a tomada do recurso pelos produtores aptos, acrescenta o executivo.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.