Dispara o preço de esterco de galinha
12-04-2022

Com a alta absurda do preço dos fertilizantes nitrogenados, aumentou a demanda por adubos orgânicos, entre eles o esterco de galinha, com isso o preço subiu

Com a redução, no mundo, da pandemia da Covid-19, por volta de julho de 2021, houve a retomada da produção, porém, o ritmo do consumo foi maior e mais rápido, impulsionando políticas inflacionárias. A maior demanda por petróleo e gás natural refletiu diretamente nos preços dos fertilizantes nitrogenados.

A valorização do dólar e, nos últimos 50 dias, a guerra entre Rússia e Ucrânia, contribuíram de vez para o aumento do preço dos fertilizantes. Como alternativa aos nitrogenados, os produtores rurais buscam adubos biológicos, como o esterco de galinha.

O esterco de galinha é um adubo orgânico que contém nutrientes e matéria orgânica capazes de acumular água como uma esponja, reduzindo a necessidade de irrigação constante.

Apesar de não superar os fertilizantes químicos em seus níveis de  nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio, o esterco de galinha garante ao solo uma melhor estrutura, o que os produtos industrializados não são capazes.

O esterco de galinha é considerado uma importante fonte de nutrientes que age como uma espécie de corretivo do solo. Quando comparado a outros estercos, como de vaca, ele mostra-se rico em nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio.

A adição desses elementos ao solo aumenta a sua capacidade de retenção de água, melhorando a aeração e a drenagem. Ademais, diminui os riscos de erosão e lixiviação, isto é, a extração ou solubilização dos químicos de uma rocha, mineral ou solo, pela ação de um fluido.

A matéria orgânica também provê uma fonte de alimento constante para os micro-organismos. Isso aumenta a diversidade biológica do solo, acelerando a decomposição dos nutrientes, em tamanhos mais vantajosos para as plantas.

No entanto, com o aumento da demanda, o preço do esterco de galinha vem aumentando. De acordo com pesquisa do Pecege, a tonelada desse esterco, saiu de 100 reais em julho de 2021 e fechou 21 a quase 300 reais a tonelada.

Fonte CanaOnline;