Dona Carmen Ruete de Oliveira e sua filha Carminha serão personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
06-12-2022

 Dona Carmen e sua filha Carminha, mulheres de vanguarda no setor sucroenergético
Dona Carmen e sua filha Carminha, mulheres de vanguarda no setor sucroenergético

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP

Dona Carmen Ruete de Oliveira foi a primeira mulher a assumir o cargo de Presidente de um grupo sucroenergético. Casou-se jovem com o usineiro Virgolino de Oliveira, dono da Usina Nossa Senhora Aparecida, em Itapira, SP. Após dez anos de casada e com três filhos pequenos, Carminha, Hermelindo e Virgolino, ficou viúva, seu marido morreu em um acidente aéreo em 1962.

Após a morte do marido, dona Carmen assumiu a presidência da empresa, e não só cuidou dos filhos, da Usina Nossa Senhora Aparecida, como ampliou os negócios, ao adquirir a Usina Catanduva, em Ariranha, SP. Dona Carmen não se intimidou ao atuar no meio de um setor tão machista, sempre foi uma mulher de vanguarda.

“Para mim sempre foi normal ter uma mulher na direção dos negócios, pois cresci vendo minha mãe no comando. Ficava espantada ao perceber que nos outros lugares não era assim”, conta a filha, Carminha.

Seguindo o caminho da mãe, Carminha, por muitos anos figurou como importante personagem feminina do cenário sucroenergético, acumulando cargo de direção no Grupo Virgolino de Oliveira, na Copersucar e no Conselho da UNICA.

Dona Carmen e sua filha estão entre as personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, que será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP.

Fonte: CanaOnline