Dona Edilah Biagi será uma das personagens do livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”
30-11-2022

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC

Em 1941, Edilah Lacerda casou-se com Maurílio Biagi, que viria a ser um dos maiores empreendedores do setor sucroenergético. Nascida na cidade paulista de Franca, filha de fazendeiros, sempre teve contato direto com a agricultura, mas tornou-se professora, fez o chamado Normal e depois ingressou na Escola Superior de Educação Física de São Paulo, não terminou o curso, pois aos 20 anos casou-se com Maurílio.

Casou e nem teve lua-de-mel, foi direto para a usina Santa Elisa em Sertãozinho. “O Maurílio só pelo barulho sabia como estava o funcionamento da usina, entendia muito da parte industrial, mas era um apaixonado pela área agrícola, dizia que era no campo que se produzia o açúcar”, contou. Após dez anos de casados, quatro filhos e sem nunca terem realizado uma viagem, Maurílio falou para a esposa que eles mereciam umas férias “premium”, e tiveram, passaram seis meses na Europa, os filhos ficaram, afinal, era a lua-de- mel atrasada.

Os negócios foram aumentando, veio a criação da Zanini, a parceria com a Coca-Cola, mas a usina era quem mais demandava trabalho. “O Maurílio dizia que a fábrica de refrigerantes era refresco na vida dele, duro mesmo era lidar com os negócios da cana”, contou dona Edilah, reconhecendo que, apesar do trabalho árduo, a Santa Elisa foi a “célula-mater”, e a partir dela tudo o mais se tornou possível.

Dona Edilah é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, que será lançado durante o 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP. Um dos destaques do livro será o resultado da pesquisa Mulheres da Cadeia Bioenergética, um estudo inédito realizado em parceria com a PwC, contendo números de mulheres no setor, porcentagem em cargos de chefia, perfis, ações e políticas de diversidade.

Fonte: CanaOnline