Dona Virgínia Lyra e sua filha Elizabeth são personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
10-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

Em plena década de 1960 não haveria melhor contribuição para uma comunidade do interior de Alagoas do que investir em educação. E foi graças ao olhar visionário de uma mulher, Virgínia Lyra, que nasceu a Escola Conceição Lyra, na Fazenda São João, no município de São Miguel dos Campos (AL). 

Esposa do empresário Carlos Lyra – um grande industrial que o estado já teve –, Dona Virginia manteve uma visão arrojada na condução deste projeto educacional, acreditando que o acesso de crianças e adolescentes na escola contribuiria para a melhoria das condições socioeconômicas da região.

E ela tinha toda razão. Desde sua fundação, há cerca de 60 anos, a escola já contribuiu com a trajetória de vida de cerca de 16 mil pessoas. Os ex-alunos são, na maioria, filhos dos colaboradores da Usina Caeté (que hoje representam 80% dos estudantes). A escola oferece da Educação Infantil ao Ensino Fundamental ll, abrangendo a faixa etária dos 3 aos 15 anos.

Estrutura de primeira

A Usina Caeté é a mantenedora da Escola Conceição Lyra, cuja estrutura inicial tinha uma escola-sede e outras unidades de ensino espalhadas por diversas fazendas pertencentes à Usina.

O prédio atual data de 1984. Depois que foi construído, teve condições de receber os alunos das fazendas mais próximas, ocupando um terreno de 7.560,00 m² (2.246,00m² de área construída)...

Atualmente, a instituição possui 11 salas de aula, todas com de ar-condicionado e algumas com Smart TV; sala de costura; biblioteca; auditório; sala de multimeios; e refeitório; além de quadras e campos esportivos.