É hora de recuperar a indústria sucroenergética
16-06-2016

Nos últimos anos, a falta de cana aliada à crise sucroenergética reduziu drasticamente os investimentos na indústria. Como o objetivo do setor passou a ser o aumento da produtividade no campo, 75% do orçamento das usinas passou a ser direcionado para a área agrícola.

Coube, portanto, à indústria trabalhar com pouco ou quase nenhum investimento, o que criou, na maioria das usinas, um parque industrial cada vez mais sucateado, com equipamentos velhos e, até mesmo, sem manutenção adequada. Entretanto, esse cenário deverá ser revertido com urgência, pois, com os preços mais remuneradores e o caixa negativo, a ordem do momento é moer. E a indústria, de um jeito ou de outro, terá que dar conta do recado.

“Agora é a hora de investir, pois, além do desgaste natural dos equipamentos, que estão há anos sem manutenção ou reforma, teremos um aumento na demanda que não poderá ser atendida caso não haja investimentos apropriados”, ressalta Paulo Gallo.

“E será agora”, afirmou o Presidente do Ceise Br, que a Fenasucro irá brilhar mais do que nunca, já que, embora também tenha espaços reservados para a agrícola, é na área industrial que a feira se destaca, oferecendo produtos e serviços completos, seja para a construção, reforma ou manutenção dos parques industriais das usinas. “A feira é realizada num momento em que as usinas começam a tomar as decisões de investimentos, funcionando como uma catalisadora do mercado, reunindo tanto aqueles players que desejam continuar no setor ou entrar nele.” Para Gallo, esse fato, aliado à urgente necessidade de investimentos industriais, irá fazer com que todos os empresários do setor canavieiro tenham um destino certo em agosto desse ano: a 24ª Fenasucro & Agrocana. A maior feira de tecnologia sucroenergética acontece 23 a 26 de agosto em Sertãozinho, SP.


Veja matéria completa na editoria Conjuntura na edição 33 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.