Economia circular e futuro sustentável são temas da Semana do Meio Ambiente da Cocal
12-06-2024

A Cocal realizou, na primeira semana de junho, a Semana do Meio Ambiente com ações que destacaram as suas práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) e como a sua economia circular responsável impacta positivamente os negócios, as pessoas e o meio ambiente.

Segundo Luiz Scartezini, diretor superintendente da Cocal, a empresa busca novas formas de produzir energia de forma mais eficiente e sustentável diariamente, minimizando o impacto ambiental e maximizando os benefícios para o planeta e para as pessoas. “A sustentabilidade não se resume apenas à produção de energia limpa. Aqui na Cocal, estamos comprometidos com as comunidades que nos rodeiam. Nossa presença não é apenas econômica, é também social e ambientalmente responsável”, ressalta.

Ao longo da semana foram disponibilizados conteúdos que reforçaram como a produção da Cocal é limpa e sustentável. O Webinar: introdução à transição energética trouxe discussões sobre fontes de energia sustentáveis, vantagens ambientais e econômicas quando comparadas aos combustíveis fosseis e como a produção de etanol, biogás e biometano da Cocal contribui para a descarbonização da matriz energética. O episódio foi conduzido pela consultora de Novos Negócios da Cocal, Giovani Bacarin, e teve a participação de Leidiane Ferronato Mariani, Diretora Executiva e Sócia Fundadora da Amplum Biogás.

Outro tema discutido foi o ESG e seu papel na Cocal, no episódio do Cocal Cast. A coordenadora de ESG, Lara Sabione, e a supervisora de Comunicação, Jaqueline Manfio, conversaram sobre o caminho percorrido pela Cocal nesse contexto, abordaram os desafios e oportunidades e apresentaram algumas práticas da empresa em prol da sustentabilidade.

O analista Samuel dos Santos Franco, da unidade de Narandiba, acredita que a Semana do Meio Ambiente foi uma oportunidade para conscientizar a todos sobre a importância da preservação ambiental e engajar na promoção de ações que contribuam para a sustentabilidade do planeta. “É crucial destacar a importância das práticas sustentáveis adotadas nas operações das empresas. A Cocal, como uma empresa que atua no setor sucroenergético, tem um papel significativo no que diz respeito ao uso responsável dos recursos naturais, à redução da emissão de poluentes e ao estímulo de práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva. É notável o aprimoramento da empresa neste quesito, sempre investindo em tecnologias limpas promovendo a reciclagem e o reuso de materiais, além de engajar seus colaboradores e a comunidade local em ações de preservação ambiental.”

Adicionalmente, os colaboradores da Cocal receberam comunicados digitais com aprofundamento dos temas, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e também puderam aprender sobre a economia circular da Cocal apresentada pelos gestores durante um bate papo com suas equipes.

Fonte: Cocal