Edilene Marlei Costa é uma das personagens do livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”
03-02-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC

Caçula de três irmãos, Edilene Marlei Costa aprendeu a amar o campo desde criança. Após uma vida no sítio de seus pais, em Itápolis, no interior paulista, partiu para Botucatu, também em São Paulo, a fim de cursar Engenharia Agronômica na Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Sua primeira experiência profissional relacionada a cana-de-açúcar foi no Grupo Cerradinho, onde acompanhou a montagem e o início das operações da Usina Porto das Águas, em Chapadão do Céu, GO. Algum tempo depois, retornou ao Estado de São Paulo para assumir a supervisão de CCT (Corte, Carregamento e Transporte) na Usina Meridiano, na época pertencente ao Grupo Noble.

Ao longo dos próximos anos, Edilene vivenciaria algumas situações desconfortáveis por ser uma mulher atuando dentro de um setor ainda bastante machista. “Após minha passagem pela Usina Meridiano, fui contratada por outra empresa. Mas fui demitida logo depois por contestar, junto à diretoria, algumas atitudes machistas do gerente agrícola.”

Em abril de 2015, foi contratada pelo Grupo Raízen. Atuou no CTT (Corte, Transbordo e Transporte) e apoio das unidades Serra e Tamoio até o ano de 2018, quando foi transferida para a usina Bonfim, onde hoje é supervisora de apoio, área responsável pelo suporte às operações agrícolas. “O apoio é o coração da usina. Se ele não funcionar, o resto não roda”, afirma a profissional, que atualmente possui mais de 150 colaboradores sob sua supervisão.

Edilene é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, que será lançado durante o 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP.