Edineia Cornaccini de Souza Marcheti é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
13-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

A Associação dos Fornecedores de Cana da Região Oeste Paulista (AFCOP) foi fundada em julho de 1981 com o objetivo de auxiliar os agricultores da região que migravam das fazendas de gado para as lavouras de cana-de-açúcar a fim de aproveitar o novo ciclo econômico e agrícola que engatinhava no Estado, fruto da criação do Programa Nacional do Álcool (ProÁlcool).

Ao longo dos últimos 40 anos a AFCOP se desenvolveu, e hoje já congrega 110 associados, dos quais 39 cultivam em área própria e 71 arrendam suas terras para as usinas da região. No entanto, esse universo de produtores ainda segue majoritariamente masculino. As poucas presenças femininas entre os associados não plantam cana-de-açúcar, sendo exclusivamente arrendadoras.

No entanto, essa entidade apresenta um importante diferencial, é a primeira associação de fornecedores de cana a colocar uma mulher como gestora-executiva, trata-se de Edineia Cornaccini de Souza Marcheti. Tecnóloga em processamento de dados e filha de produtores rurais, passou por diversos cargos dentro da entidade até chegar à posição de gestora-executiva (CEO).

O foco de Edineia é empreender uma gestão atuante, buscando soluções e parcerias que contribuem para o bom desempenho da atividade dos associados. Diz que não sofre preconceito pelo fato de ser mulher, tanto que ela foi colocada no cargo por uma diretoria composta 100% por homens. O corpo técnico da entidade também não possui uma única mulher em trabalho de campo. Fato que Edineia admite que precisa ser revisto.