Eduardo de Queiroz Monteiro, Presidente do Grupo EQM, receberá prêmio no 13º Cana Substantivo Feminino
11-03-2025

Eduardo receberá o prêmio Cana Substantivo Feminino na modalidade ‘Homens que Apoiam as Mulheres’
Eduardo receberá o prêmio Cana Substantivo Feminino na modalidade ‘Homens que Apoiam as Mulheres’

O Encontro acontece em 20 de março no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto – SP. INSCRIÇÃO PELO LINK https://www.sympla.com.br/evento/13-encontro-cana-substantivo-feminino/2802867

O Nordeste canavieiro é a região que menos emprega mulheres no setor bioenergético, na maioria das unidades produtoras a participação feminina não chega a 3%. O corte manual da cana, além da tradição conservadora de não empregar mulheres. são fatores responsáveis por esse baixo índice.

Mas o setor bioenergético nordestino passa por transformações, como aumento da mecanização, da automação, do uso de inteligência artificial e a necessidade de mão de obra especializada para melhor extrair o potencial dessas ferramentas. Para esse cenário, as mulheres se apresentam como excelente opção de contratação, pois se qualificam mais do que os homens.

O Grupo EQM, com a unidade Cucaú em Pernambuco, Estivas, no Rio Grande do Norte e Utinga, em Alagoas, está entre as empresas que mais investem em inovações no setor nordestino. Refletindo diretamente na maior contração de mulheres, é por isso que, é o maior empregador de mão de obra feminina na região. Na Usina Cucaú, as mulheres representam 7% do quadro total de funcionários. Na Utinga, a porcentagem é de 3% e na Estivas, de 5%.

 Eduardo de Queiroz Monteiro, Presidente do grupo EQM valoriza e incentiva ativamente a participação feminina na empresa e no setor bioenergético. Para ele, a presença feminina fortalece a competitividade, a inovação e o crescimento sustentável do negócio