Eficiência operacional é destaque na produção de cana da Usina Estiva
25-11-2020

Safra 2020/2021 registra os melhores resultados graças às boas práticas de manejo, planejamento, qualidade e operação nas lavouras.

Em pouco mais de sete meses da safra 2020/2021, a Usina São José da Estiva registrou números e resultados bastante positivos, ainda que o início da moagem tenha sido pontuado por dúvidas e expectativas da pandemia. “Graças às medidas adotadas pela empresa, engajamento de nossos colaboradores e a proteção divina, conseguimos superar nossos desafios”, afirmou Clézio Henrique dos Santos Menandro, gerente de Área Agrícola.

O índice TCH (Toneladas de cana por hectare) cresceu 7% nesta safra, em comparação com a anterior, e a produção de cana própria superou, pela primeira vez, a marca de três milhões de toneladas conduzidas pelo setor agrícola, número 16% maior que na safra 2019/2020, o que contribuiu para moagem recorde de quase 3.8 milhões de toneladas na safra atual.

Segundo Clézio, as melhorias nas eficiências operacionais permitiram resultados importantes, entre eles o crescimento, em 11%, na área de aplicação de vinhaça; aumento de 33,3% na quantidade de toneladas de cana transportada diariamente pelos caminhões próprios, e o incremento de 29,3% na produção por colhedora, feito que possibilitou atingir a excelente marca de 131.295,26 toneladas por máquina na safra.

A equipe ainda comemora a qualidade da matéria-prima entregue à indústria. “Destacamos a redução no índice de infestação de broca, em 26%, redução da impureza mineral, em 18%, e o acréscimo de 6,5% de ATR por tonelada de cana.

As boas práticas de manejo, planejamento, qualidade e operação nas lavouras resultaram num TAH (Teor de Açúcar por Hectare) de 12,54, índice 14,4% superior ao da safra anterior. “Os resultados nos colocaram entre as principais empresas do setor sucroenergético do país e nos levou a figurar entre os melhores rendimentos agrícolas no benchmarking do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), quando comparado as usinas do Centro-Sul”, relata Clézio, destacando e parabenizando o trabalho de todas as equipes e setores que contribuíram para que os resultados fossem alcançados. 

A evolução se deu também nos índices que medem a segurança do trabalho no campo. De abril a novembro de 2020, quando comparado ao mesmo período de 2019, o número de acidentes de trabalho teve queda de 34 %. “Isso se deve à preocupação e empenho de todos, porém sabemos o longo caminho a percorrer. Gostaria de destacar a dedicação da equipe de Saúde e Segurança no ano atípico que tivemos por questão da pandemia e salientar que segurança é um valor e dever de todos. Com foco, procedimentos e atenção certamente atingiremos nosso objetivo zero acidentes.”

Fonte: Usina Estiva