Elevando a cana à sua máxima potência
16-01-2017

Edição 2016 do Desafio CanaMáxima premiou usinas e fornecedores que extraíram o potencial máximo de seus canaviais

Leonardo Ruiz

Um estudo realizado pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) revelou que, enquanto a produtividade de culturas como a beterraba, o café e o milho cresceu mais de 35% de 1995 a 2010, a da cana-de-açúcar registrou um crescimento bem mais tímido neste mesmo período, abaixo de 15%.

“Ao longo dos últimos 20 anos, as médias de produtividade da cana-de-açúcar se estagnaram na casa das 80 ton/ha. Em algumas safras, fechamos acima desse número, porém, na maioria das vezes, o balanço final de moagem apresentou valores bem inferiores”, afirma o gerente de marketing do CTC, Luiz Paes.

Nesta safra mesmo, observa Paes, o que tem sido visto no Brasil são quebras acentuadas de produtividade, que chegam a 12 toneladas de cana por hectare em certas localidades, como em algumas regiões de Goiás e no município paulista de São Carlos. “Muitos culpam o clima por esses números. Ele, de fato, é um fator redutor de produtividade, porém, não podemos ficar reféns disso”, alerta.

Opinião semelhante é a do gerente de marketing de cana Brasil da BASF, Cristiano Ortigosa Peraceli. Para ele, já virou comum no setor falar que, se teve produtividade é porque choveu, e se não teve, é porque não choveu. “Se isso é verdade, onde fica o trabalho técnico de implantação de novas tecnologias conduzido pelas multinacionais e institutos de melhoramento genético?”

De acordo com Peraceli, o setor já conta com uma ampla gama de tecnologias que conseguem alavancar a produtividade da cultura mesmo sob condições climáticas não tão favoráveis. “O que precisamos agora é provar para o produtor que, independente do clima, é possível aumentar a produtividade de suas áreas.”

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola da edição 39 da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.