Eliete Palhares da Silva Benetti é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
17-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

Durante os anos de 2008 a 2016 aconteceram muitas aquisições e fusões de empresas no setor bioenergético, e Eliete Palhares da Silva Benetti participou de algumas delas. Natural de Uberaba, MG, graduada em Psicologia, Clínica, Organizacional e Educacional e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Eliete entrou para o setor bioenergético há 15 anos. Iniciou na Usina Cerradinho, em Catanduva, SP, em 2008. Logo depois, duas unidades da Cerradinho foram adquiridas pela Noble Group e em 2016 houve a aquisição da Noble pela COFCO International.

As empresas mudaram, mas Eliete permaneceu, entrou como coordenadora de Responsabilidade Social na Cerradinho e atualmente está como Coordenadora de Sustentabilidade Corporativa com foco nas ações sociais não só das quatro unidades bioenergéticas da COFCO, mas também dos outros segmentos que atua, como o de grãos.

Ela lembra que, quando entrou no setor, a presença feminina se encontrava mais na área agrícola, devido à colheita ser manual, havia muitas mulheres nesta função. Mas, com a expansão da agroindústria canavieira, por volta de 2008, foi intensificada a mecanização, e a redução dos cortadores de cana foi drástica, principalmente a participação feminina. Com isso, coube às mulheres atuarem mais na área administrativa. Mas em decorrência da maior qualificação feminina, aumento da automação, elas passaram a ocupar vagas na indústria e em todos os elos da cadeia. No entanto, ainda era muito difícil encontrar uma mulher em cargos de liderança em usinas.