Elizabeth Lyra Lopes de Farias, da Usina Caeté, será debatedora no 13º Cana Substantivo Feminino
13-03-2025

O Encontro acontece em 20 de março no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto – SP. Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/13-encontro-cana-substantivo-feminino/2802867
A cultura canavieira faz parte da vida de Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias mesmo antes de seu nascimento. Seu bisavô, o Coronel Carlos Benigno Pereira de Lyra, fundou, em 1894, a Usina Serra Grande, em Alagoas.
Seu avô, Salvador Lyra, deu continuidade à atividade na Usina Serra Grande. O protagonismo de seu avô, a quem chamava carinhosamente de Vodô, como sendo responsável pela primeira experiência no Brasil com o uso do álcool-motor, rendeu um merecido reconhecimento no marco dos 100 anos do etanol no país, em 2024. Mas foi quando seu pai, Carlos Lyra, adquiriu a Usina Caeté, em 1965, que Elizabeth ficou mais próxima da cultura da cana-de-açúcar.
Ainda nos anos de 1960, Dona Nancy Virginia Karns Lyra, mãe de Elizabeth, empreendeu um projeto educacional modelo no estado, a Escola Conceição Lyra, em São Miguel dos Campos, onde se localiza a Usina Caeté. Dona Virginia manteve uma visão idealizadora deste projeto educacional, acreditando que o acesso e permanência de crianças e adolescentes na escola contribuiria significativamente para a melhoria das condições socioeconômicas do município. Sua filha complementou suas ações.
Elizabeth será debatedora no será debatedora no 13º Cana Substantivo Feminino no painel:
MULHERES NA SUCESSÃO
Debatedoras:
Beatriz Menezes Martins Cordeiro - Diretora Administrativa-Financeira da Agropeu Agroindustrial – MG
Cíntia Ticianeli – Diretora Administrativa-Financeira da Agro Serra, Maranhão;
Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias - Usina Caeté, Alagoas
Samantha Calefi Gallo – Diretora Administrativa Financeira da Ferroleto Válvulas, Ribeirão Preto, SP
Jéssika Monassi – Diretora Administrativa Financeira do Grupo Tracan, Ribeirão Preto, SP