Em anos de bons preços, a probabilidade do uso do maturador aumenta
24-10-2016

O professor e pesquisador Pedro Jacob Christoffoleti, da Esalq-USP, a prática de uso de maturadores em cana-de-açúcar está se tornando cada vez mais comum nos canaviais, principalmente no final da safra. “O retardo no ritmo de crescimento para o acúmulo de mais açúcar ocorre devido à temperatura do ar, umidade do solo e luminosidade. Há efeito interativo entre luz solar, temperatura e diferentes variedades de cana-de-açúcar em resposta ao processo de maturação.”

Em artigo, professor Christoffoleti e outros dois profissionais, Marcelo Nicolai, pós-doutorando da Esalq-USP, e o consultor técnico de pesquisa José Antonio de Souza Junior, relatam que dentre os inúmeros fatores que atuam sobre a maturação da cana-de-açúcar o clima é o mais importante e preponderante. A gradativa queda de temperatura e redução das precipitações é determinante para a ocorrência do processo de maturação. Por isso, a maturação é mais difícil em situações de altas temperaturas e precipitação pluvial. “Na região Centro-Sul do Brasil, por exemplo, o processo tem ocorrência natural a partir de abril/maio, com clímax no mês de setembro. Temperaturas de 17-18ºC parecem ser particularmente favoráveis para o acúmulo de altos níveis de sacarose”, afirmam.

Segundo eles, a época de aplicação dos produtos químicos, doses utilizadas, época de corte da matéria-prima e variedades são também alguns dos fatores que podem influenciar na eficiência dos maturadores. Por outro lado, as variedades precoces e tardias também têm maior dificuldade de maturação.

Outro fator que influencia o uso de maturadores no fim de safra é a precocidade do início das chuvas e a necessidade de estender a safra por algumas unidades. Esse aspecto tem sido muito comum nos últimos anos na região dos Cerrados, que ao final da safra tem temperaturas consideradas elevadas e alta precipitação, condições que estimulam o crescimento da cana e aumentam a necessidade de maturadores.

“A decisão pelo produtor de uso dos maturadores é função principalmente da receita líquida que a cultura proporciona. Assim, nos anos de bons preços dos produtos finais (álcool e açúcar), a probabilidade de uso pelo produtor aumenta”, sublinham.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.