Em busca da ATR perdida
21-11-2016

Quando a cana era colhida 100% queimada, a média era de 145 kg de ATR. Hoje, muitas usinas convivem com médias de 130, 133 kg

Clivonei Roberto

A produção de açúcar será o foco do setor sucroenergético nos próximos anos, uma vez que o estoque mundial do produto deve se manter baixo pelos próximos cinco anos, segundo especialistas. E o Brasil, maior produtor e responsável por 50% das exportações dessa commodity, tem grande importância neste cenário.

Além de aumentar a produção de açúcar para atender a demanda mundial que cresce ao ritmo de 2% ao ano, o setor precisa produzir com mais qualidade. Para isso, a professora Márcia Mutton, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Jaboticabal, destaca que a produção de açúcar depende de um conjunto de boas práticas, tanto na agrícola como na indústria. Esse conjunto favorece o aproveitamento do potencial que determinada matéria-prima possui e possibilita que na indústria se consiga recuperar e transformar esse potencial em açúcar de qualidade.
No campo, entre as boas práticas na produção da matéria-prima estão a manutenção de canavial e o controle adequado de pragas. Itens que têm sido muitas vezes relegados ao segundo plano, o que traz consequências sérias ao processo de fabricação do açúcar.

O potencial da variedade, para que possa ser expresso, exige adubação adequada e no momento certo. Pragas precisam ser controladas para que não representem ameaça de dano às plantas e redução dos colmos industrializáveis.
As pragas, quando não bem controladas, levam metabólicos para dentro da indústria, o que resulta em floculação na fermentação, em morte de levedura, menor teor alcoólico, afetando eficiências e rendimentos, tanto para açúcar como para etanol.

Veja matéria completa na editoria Conjuntura na edição 38 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.