Em dez anos, projeto “Semear” da Usina Lins já plantou 852 mil mudas de árvores
25-10-2021

Além de ser de grande importância no combate às mudanças climáticas e até mesmo à preservação da própria vida humana, projeto “Semear” auxilia produtores rurais a se adequarem ao novo Código Florestal. Foto: Divulgação Usina Lins
Além de ser de grande importância no combate às mudanças climáticas e até mesmo à preservação da própria vida humana, projeto “Semear” auxilia produtores rurais a se adequarem ao novo Código Florestal. Foto: Divulgação Usina Lins

No dia 27 de outubro, às 15h, Gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Usina Lins participará da live “A cana-de-açúcar e o meio ambiente - Projetos ambientais, manejo biológico, produtos verdes, mercado de carbono e a COP 26”

Leonardo Ruiz

A Usina Lins reformulou seu plano estratégico, passando a incorporar ainda mais a sustentabilidade em suas operações, tornando-a, inclusive, um dos valores da companhia. A Gerente de Qualidade e Meio Ambiente, Olívia Merlin, salienta que o compromisso com a responsabilidade ambiental e social está presente em todas as ações adotadas internamente, que abrangem desde o uso responsável do solo até a colheita de cana crua, utilização controlada de resíduos do processo produtivo e circuito fechado para reuso de água no processo industrial.

“Somos certificados pelo RenovaBio, tendo vendido até o momento aproximadamente 291 mil Créditos de Descarbonização (CBIOs). Também finalizamos um diagnóstico a fim de identificar nossos pontos fracos e fortes no âmbito da sustentabilidade e definir uma matriz de materialidade. Para os próximos anos, nossa meta é fomentar os projetos de sustentabilidade da empresa, além de obter a certificação Bonsucro e criar um relatório de sustentabilidade no formato GRI.”

Dentre os programas conduzidos pela Usina Lins, Olívia destaca o “Semear”, um projeto iniciado em 2010 e que, até 2020, realizou o plantio de 852 mil mudas de árvores em margens e nascentes de rios em fazendas que a empresa utiliza para plantio, incluindo áreas próprias, de fornecedores e de parceiros. Essas regiões são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs) e são protegidas por lei. “Além de ser de grande importância no combate às mudanças climáticas e até mesmo à preservação da própria vida humana, esse reflorestamento auxilia nossos fornecedores e parceiros a se adequarem ao novo Código Florestal.”

 Olívia Merlin: “Somos responsáveis por todo o processo de reflorestamento, incluindo o levantamento, preparo, plantio e cuidados das áreas até que elas estejam aptas a se manterem sozinhas”

Foto: Arquivo pessoal

A profissional explica que a usina é responsável por todo o processo de reflorestamento, incluindo o levantamento, preparo, plantio e cuidados das áreas até que elas estejam aptas a se manterem sozinhas. “Após esse período, entregamos um relatório para o produtor rural que detalha todas as ações adotadas em sua área. Posteriormente, esse documento poderá ser utilizado pelo produtor para a elaboração do PRA - Programa de regularização ambiental de sua propriedade. Lembrando que 100% do projeto é custeado pela usina.”

Olívia ressalta que a Usina Lins não possui viveiro próprio. Todas as mudas são adquiridas de ONGs ou entidades (terceiros), visando fomentar a economia dessas instituições e regiões.

No dia 27 de outubro, às 16h, Olívia Merlin participará da live “A cana-de-açúcar e o meio ambiente - Projetos ambientais, manejo biológico, produtos verdes, mercado de carbono e a COP 26. O evento contará com a participação de:

* Allan Henrique Pedrosa da Silva - Coordenador Corporativo de Sustentabilidade da Usina Coruripe;

* Olívia Merlin - Gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Usina Lins;

* Juliana Farinelli – Sócia da AgroVerde Consultoria em Sustentabilidade Estratégica;

* Miguel Ivan Lacerda - Diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e “pai do RenovaBio”;

Serviço

Live “A cana-de-açúcar e o meio ambiente - Projetos ambientais, manejo biológico, produtos verdes, mercado de carbono e a COP 26”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quarta-feira (27/10), das 16h às 17h45

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline:

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2507399126070240/

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=KiPEEv4uzEE

LinkedIn: https://www.linkedin.com/video/event/urn:li:ugcPost:6856687682110808064/