Em Pernambuco o uso de muda pré-brotada (MPB) ainda é embrionário
22-02-2016

A adoção de mudas pré-brotadas em Pernambuco está sendo feita por algumas usinas, e ainda não chegou aos produtores de cana

Em Pernambuco, a Usina Petribú, localizada em Lagoa de Itaenga, PE, começou a investir no plantio de cana-de-açúcar pelo sistema de muda pré-brotada (MPB). Mas no estado pernambucano, a iniciativa ainda é embrionária, de acordo com Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP (Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco) e da Unida (União Nordestina dos Produtores de Cana).

Lima diz que a adoção de mudas pré-brotadas no Nordeste está sendo feita por algumas usinas, e ainda não chegou aos produtores de cana. Mas ele confia que o sistema tem muito a contribuir com o setor sucroenergético.“Tudo indica que o MPB será a revolução da cultura da cana no país inteiro, já que otimizará a produtividade e modernizará as tradicionais formas de plantio, que remontam a 500 anos de história no país”, diz.

Ele conclui, afirmando que o sistema de mudas pré-brotadas é “o futuro”, ajudando inclusive a reduzir custos de produção relacionados ao transporte de mudas e outras questões, além, sobretudo, da eficiência produtiva da nova técnica.

Confira matéria completa na editoria Nordeste, edição 29 darevista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.