Em reuniões com usinas e produtores, RIDESA UFSCar difunde conhecimento sobre controle do carvão e da ferrugem alaranjada
28-08-2015

Em diferentes regiões do estado de São Paulo, a RIDESA UFSCar está promovendo reuniões em usinas para abordar variados temas, como manejo do carvão e controle da ferrugem alaranjada


Durante o mês de agosto, o Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar (PMGCA) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), pertencente à Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA), promoveu uma série de reuniões em usinas do estado de São Paulo.
Os dois principais assuntos abordados nas reuniões foram estratégias para manejo do carvão e o posicionamento da instituição quanto ao controle da ferrugem alaranjada. Os encontros realizados pelos pesquisadores da RIDESA UFSCar com os profissionais das usinas também enfocaram os resultados e o manejo da variedade RB-965902 e das quatro pré-liberações que o programa fará até o final de 2015, das variedades RB975952, RB985476, RB975242 e RB975201.
As reuniões também foram importantes para apresentar o censo varietal 2014 de cana-de-açúcar nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e discutir a intenção de variedades a serem plantadas no próximo ciclo de plantio da cultura.

Cada encontro foi regional, reunindo profissionais de usinas próximas. Em agosto, um total de cinco unidades situadas em diferentes regiões do estado de São Paulo sediaram tais reuniões: Usina Santa Lúcia, Usina Alta Mogiana, Guarani - Unidade Cruz Alta, Usina São Manoel e NovAmérica Agrícola – Unidade Tarumã. A última reunião já programada ocorrerá na Usina Pitangueiras em 1º de setembro.
Além destas reuniões, a RIDESA UFSCar ainda promoverá outros dois encontros em usinas da região Noroeste do estado, um voltado às usinas do Mato Grosso do Sul e um último destinado às associações de produtores de cana.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.