Em Ribeirão Preto, UFSCar apresentará durante seminário o Censo Varietal 2016 e as variedades de cana recém-lançadas
28-09-2016

 Palestra ocorre hoje, às 15h40

Começa hoje, 28 de setembro, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, o 10º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-açúcar. O evento, que reunirá pesquisadores, consultores, profissionais de usinas e produtores canavieiros, abordará vários aspectos relacionados a variedades de cana-de-açúcar.

Empresas e instituições que desenvolvem tecnologias nesta área apresentarão soluções, resultados de pesquisas, avaliação de desempenho de materiais e cases de usinas. O encerramento do encontro está programado para esta quinta-feira, 29 de setembro, às 12h.

RIDESA UFSCAR

Durante a programação do seminário, o Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar (PMGCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – ligado à Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA) – realizará a palestra “Censo Varietal 2016 e Variedades RB, recém-liberadas e futuras”.

A apresentação será desenvolvida pelos pesquisadores Antonio Ribeiro Fernandes Junior e Roberto Giacomini Chapola, às 15h40, desta quarta-feira (28).

“Serão apresentados os resultados do Censo Varietal de 2016, as recomendações de manejo das quatro variedades liberadas pela RIDESA UFSCar em 2015 e os resultados experimentais das possíveis futuras liberações”, relata Chapola.

Segundo ele, o Censo Varietal da RIDESA UFSCar mostra as variedades mais plantadas e mais cultivadas nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Quanto às variedades lançadas no ano passado pela UFSCar, serão apresentados dados experimentais, resultados de áreas pré-comerciais e recomendações de manejo. Os quatro materiais liberados pela instituição em 2015 são os seguintes:

- RB975201: Recomendada para plantio em ambientes médios a favoráveis e colheita no final de safra. Destaca-se pela alta produtividade, ausência de florescimento e isoporização, e boa sanidade;
- RB975242: Recomendada para plantio em ambientes restritivos a médios e colheita no final de safra. Destaca-se por sua rusticidade, ausência de florescimento e isoporização, e boa sanidade;
- RB975952: Destaca-se por sua precocidade, riqueza em açúcar e boa sanidade. Deve ser alocada em ambientes intermediários a favoráveis e colhida no início de safra;
- RB985476: Destaca-se pela alta produtividade, riqueza em açúcar, ótima brotação de soqueira e excelente sanidade. Deve ser alocada em ambientes intermediários a favoráveis e colhida no meio de safra.


SERVIÇO
Evento: 10º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-De-Açúcar
Data: 28 e 29 de setembro
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto
Informações e inscrições: www.ideaonline.com.br

Palestra da RIDESA UFSCar: 28 de setembro, às 15h40


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.