Em Seminário, Datagro divulga variáveis que influenciam a composição dos custos de produção do setor sucroenergético
04-07-2024

Ilustração
Ilustração

Estimativa preliminar aponta aumento de 9% no custo agrícola médio das usinas do estado de São Paulo ante a temporada anterior, principalmente devido à queda da produtividade agrícola

Durante o 6º Seminário DATAGRO: Projeções de Custos de Produção de Cana, Açúcar e Etanol da Safra 24/25, realizado no dia 21 de maio, a consultoria divulgou variáveis que influenciam a composição dos custos de produção do setor sucroenergético.

Estimativa preliminar aponta aumento de 9% no custo agrícola médio das usinas do estado de São Paulo ante a temporada anterior, principalmente devido à queda da produtividade agrícola.

"Consequentemente, a DATAGRO estimou um aumento de 4,4% no custo total agroindustrial", destaca a consultoria em Relatório VIP.

"A moeda norte-americana tem avançado nos últimos meses, alcançando o seu maior valor nos últimos dois anos e meio [...] a valorização do dólar está relacionada principalmente ao aperto monetário do FED [...] a situação é agravada por problemas internos como questões fiscais, inflacionárias e previsões sobre taxa de juros em meio a embates entre o governo e o Bacen", ressalta a publicação da DATAGRO.

Nesse cenário, a projeção para o custo FOB Santos do açúcar bruto no Porto de Santos – em centavos de dólar por libra-peso – aponta redução de 9,1% em relação ao custo da safra 2023/24.

"O avanço do dólar traz algumas outras preocupações para os produtores, como o impacto nos fatores de custos. O Brasil é importador de diesel e insumos agrícolas, e o avanço da moeda americana torna esses fatores de produção mais caros", destaca o Relatório VIP.

Fonte: DATAGRO