Em 2015, chuvas em Alagoas ficaram abaixo da média, mas voltaram a cair em junho
03-07-2015

No último mês de maio, a safra 2014/15 em Alagoas chegou ao fim, coincidindo com o início da temporada das chuvas. Agora a torcida é para que a entressafra seja chuvosa, colaborando para a recuperação dos canaviais alagoanas.

De acordo com dados técnicos repassados pela Stab Regional Leste, no período de janeiro e maio deste ano, a precipitação pluviométrica acumulada no Estado chegou a 365,83 milímetros (mm). Em comparação a média histórica total da zona canavieira de Alagoas, que é de 728,90 mm, houve uma redução na quantidade de chuva acumulada de -90%.
Segundo a pesquisa de campo divulgada pela Stab, nos cinco primeiros meses deste ano, apenas em fevereiro, onde o acumulado geral foi de 82,1 mm, foi registrado um índice pluviométrico acima da média histórica para o período que é de 77,4 mm.
Nos demais meses, a maior diferença negativa ocorreu em abril quando foi registrado um acumulado de apenas 25,6 mm, quando a média histórica no período é de 202,8 mm.
Em análise individual, a área da usina Paisa, localizada na região do Baixo São Francisco, foi a que registrou o maior índice pluviométrico nos cinco meses deste ano, 498,40 mm. Em seguida, de acordo com o levantamento, surge a Santa Maria, no Litoral Norte, com 472,61 mm e em terceiro a usina Sumauma, situada no município de Marechal Deodoro, com 427,70 mm.

CHUVAS SE NORMALIZAM
O fim do fenômeno El Niño na semana passada, provocado pelo aquecimento das águas do oceano pacífico, refletiu no baixo volume de chuva que caiu em Alagoas no mês de maio, considerado um dos meses tradicionais de chuva.
Mas no mês de junho, as chuvas voltaram a cair num volume normal para o mês, inclusive causando alagamentos em Maceió. E a previsão é de que os meses de julho e agosto também sejam chuvosos no estado, podendo atingir níveis acima da média histórica. A expectativa é de que o regime pluviométrico no restante da entressafra seja satisfatório para a agricultura no estado.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.