Em 2015/16, a safra de cana no Paraná deve ficar no mesmo patamar do ciclo anterior
16-04-2015

A safra 2015/16 de cana-de-açúcar no Paraná já está nos trilhos. A perspectiva do setor no estado é que neste ciclo sejam processadas 43,1 milhões de toneladas de cana, se mantendo no mesmo patamar registrado na safra 2014/15.

Para Miguel Tranin, presidente da Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia do Paraná), a produção do estado não deve ter crescimento por conta do momento difícil enfrentado pelo setor sucroenergético.
Inclusive uma usina tradicional do Paraná, a Sabarálcool, não vai rodar neste ciclo. Além de enfrentar a crise do setor, também está situada numa região em que compete por terras com o segmento de grãos. Apesar da paralisação da unidade, segundo Tranin, a produção no estado não deverá cair porque a cana da Sabarálcool será esmagada por outras usinas.

CLIMA
Segundo ele, no ano passado o Paraná, na média, não sofreu muito com a estiagem que prejudicou muito a produção agrícola em São Paulo e Minas Gerais. Com exceção do Norte do estado, nas áreas mais próximas da divisa com São Paulo, que também sofreram com o déficit hídrico e registraram queda na produção. Mas em 2015, de acordo com Tranin, o volume de chuvas está muito satisfatório desde janeiro em todas as regiões canavieiras paranaenses.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.